CAMPUS NATAL-CIDADE ALTA

Alunos do projeto Sala dos Escritores publicam contos em antologia

Três editoras nacionais publicaram os contos no segundo semestre de 2018

Publicada em 22/04/2019 Atualizada há 1 ano

O Campus Natal-Cidade Alta do IFRN teve contos em antologia provenientes do projeto Sala dos Escritores publicados em três editoras em 2018. A iniciativa objetiva o desenvolvimento e análise de narrativas ficcionais por parte dos alunos participantes. Sob a coordenação do professor Arthur Cavalcante, os alunos Airon Ian e Guilherme Macêdo tiveram os títulos Arrependa-se,da Constelação Editorial; Ano: UM, da editora Lendari e Fábulas Selvagens, da editora Skull, lançados.

Airon, aluno do quarto ano de Multimídia, conta que participa do projeto a um ano: "nesse período, consegui observar o desenvolvimento da minha escrita". O estudante é autor do conto “O Lobo e os Cães” do livro Fábulas Selvagens, que foi lançado em outubro de 2018, sendo a sua primeira produção publicada.

Sala dos Escritores

No projeto, cada participante possui duas propostas, uma de longo prazo e outra de curto prazo. A primeira consiste numa atividade mais extensa, como escrever um romance. Na segunda, como é o caso dos contos, os participantes do projeto procuram editais em aberto das editoras e escolhem a seleção desejada. Quando os participantes finalizam os contos, se reúnem para avaliar o roteiro, apontar problemas de composição, estrutura e personagens, para posteriormente, enviar à editora.

O Sala dos Escritores vai além do formato “roteiro de cinema”: promove a criação para diversos meios de comunicação, conforme a identificação de cada participante. “O projeto me fez crescer como escritor”, afirma Airon. Ao explicar a importância do projeto na sua trajetória acadêmica, o aluno disse que, no Sala dos Escritores, são diversas visões diferentes para um só objeto: a escrita. “Cada participante aborda uma temática e compartilha o seu conhecimento de mundo, o que torna as atividades dinâmicas e produtivas” completou Airon.

extensao