Campus Apodi

Alunos desenvolvem sistema para gerenciar leilões agropecuários

O sistema foi utilizado no leilão que aconteceu no ultimo dia 12 agosto, no próprio Campus

Publicada em 25/08/2016 Atualizada há 1 ano

Desenvolvedores do projeto, os alunos Anderson Gurgel, Bruna Oliveira e Rebeca Paiva.

Estudantes do campus Apodi desenvolveram um sistema computacional para o gerenciamento de leilões agropecuários. Sob a orientação do professor Cleone Lima, os alunos Anderson Gurgel, Bruna Oliveira e Rebeca Paiva, concluintes do curso Técnico Integrado em Informática, conseguiram construir um sistema em que é possível: realizar o cadastro de participantes, de animais, de lotes, o registro de lances, o histórico de lances, a geração de relatórios e a emissão de ata.

O Campus Apodi do IFRN, ao longo dos anos, vem realizando leilões com ofertas de suínos, ovinos e caprinos para criadores da região e o sistema foi utilizado, pela primeira vez, no 4º leilão ocorrido no dia 12 de agosto desse ano. E em sua estreia, já foi muito bem avaliado pelos usuários, que, de forma inédita, puderam emitir seus relatórios em tempo real. Vale ressaltar que a ferramenta desenvolvida pode ser utilizada em diversos dispositivos eletrônicos (tablets, celulares e computadores).

A ideia surgiu a partir da dificuldade que a Direção de Gestão da Unidade Agrícola-Escola, que é responsável pela realização dos leilões, tinha em utilizar planilhas manuais e eletrônicas para fazer o controle do evento, pois esses instrumentos não ofereciam a facilidade e a confiabilidade necessária.

O próximo passo é apresentar o projeto em encontros científicos para dar uma maior visibilidade ao trabalho desenvolvido.