Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Câmpus Currais Novos

Alunos apresentam pesquisas e experimentos científicos no 2º dia do Congic

Evento termina amanhã (6) com o anúncio dos vencedores da I Mostra Tecnológica do IFRN

Publicada em 06/07/2013 Atualizada há 1 ano

Corredor da I Mostra Tecnológica do IFRN O primeiro dia do IX Congresso de Iniciação Científica (Congic) do IFRN comprovou o propósito da Instituição em desenvolver pesquisas e conhecimentos aplicados à realidade dos seus alunos e das comunidades onde se instala. O Congresso teve início na noite de ontem (4) e segue até as 12h de amanhã (6), no Câmpus Currais Novos do Instituto.
 
 Leandro Dantas, ex-aluno do curso Técnico em Alimentos do Câmpus Currais Novos, proferiu a primeira palestra do dia com o tema "Iniciação científica no ensino técnico". Já a segunda palestra do dia, "A economia mineral do Seridó", foi proferida por Fabricino Lima Neto, geólogo da Mina Brejuí, em Currais Novos. Como profissional atuante há 30 anos na região Seridó do RN, Fabriciano destacou fatores importantes sobre a extração de minério naquela área do estado potiguar, como histórico de exploração e estrutura geológica da área. 
 
Ao final, o prefeito de Currais Novos, José Vilton da Cunha, que também possui experiência no setor mineral, falou sobre a comercialização do minério. Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) anunciaram que estão fazendo levantamentos geológicos na região para verificar a possibilidade de reativar jazidas que hoje não estão sendo exploradas.
 
As outras duas palestras do dia abordaram temas atuais como empreendedorismo e Tecnologia da Informação (TI), o que foi apresentado por Luis Antônio Santos - empresário da área de TI - e a coleta de dados ambientais, discutida por Manoel Carvalho, chefe do Centro Regional do Nordeste (CRN), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
Mostra Tecnológica e apresentações orais
 
Durante o IX Congic, aconteceu também a I Mostra Tecnológica do IFRN, onde alunos puderam expor seus experimentos científicos. Entre os projetos, havia a coleta de flores nativas e abundantes na região do Câmpus Macau do IFRN para teste de níveis de pH em elementos. 
 
Outros estudantes trouxeram à Mostra uma estrutura que usa a energia solar para carregar celulares e computadores em área de convivência social no Câmpus Natal-Zona Norte. Foi apresentado também um software que une marketing e redes sociais em eventos e regiões de grande circulação de pessoas. O sistema foi criado por aluno do Câmpus João Câmara em conjunto com um colega da Ufersa Angicos. Para um dos organizadores da Mostra, Leonardo Teixeira, professor do IFRN Currais Novos, a iniciativa tem o propósito de plantar uma semente de incentivo á pesquisa no ensino médio. 
 
Nas apresentações orais, os participantes do Congic também demonstraram preocupação com assuntos atuais ou de relação com o RN. Os alunos de Gestão Pública do Câmpus Natal-Central Renata Barreto e Pablo Hermínio apresentaram os resultados de um trabalho que refletiu sobre o Ciência sem Fronteira, programa de intercâmbio do Governo Federal. O tema se mostrou tão atrativo que o tempo de apresentação não foi suficiente para todas as dúvidas da plateia. Jeane dos Santos, aluna de Comércio Exterior do Câmpus Natal-Central, decidiu estudar e apresentar a contribuição da exploração da scheelita para o desenvolvimento histórico e cultural de Currais Novos.
 
O Congresso de Iniciação Científica do IFRN ainda oportunizou visitas técnicas à Mina Brejuí e ao Centro de Desenvolvimento do Queijo do Seridó (CTQ), onde são produzidos derivados do leite em aulas experimentais, a exemplo de iogurtes e queijos. A novidade apresentada no Congic foi o doce de leite com cachaça, criado para auxiliar o tratamento de dependentes químicos de álcool, já que a substância alcoólica é evaporada, mas o sabor consegue ser conservado devido a pesquisas que estão sendo desenvolvidas por alunos do Curso Técnico em Alimentos. Durante o dia, os estudantes também expuseram o resultado de suas pesquisas através de pôsteres.
 
O IX Congic termina amanhã (6), quando serão anunciados os vencedores da I Mostra Tecnológica do IFRN.
 
 
Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas