Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

campus natal-central

Aluno do IFRN é premiado em Semana Oficial de Engenharia e Agronomia

A autoria do trabalho é de Alysandro Monteiro, aluno do curso Técnico Integrado em Mineração do Campus Natal-Central

Publicada em 02/08/2019 Atualizada há 1 ano

Alysandro Monteiro e professor Júlio Pontes. Foto: Jônatas Moura

O trabalho “Impactos ambientais provocados pelos argilominerais na produção da gipsita na região do polo gesseiro do Araripe/PE” será apresentado em Palmas, no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC), durante a 76° Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). A produção é de autoria do aluno do curso Técnico Integrado em Mineração, Alysandro Carlos Ferreira Monteiro, sob a orientação do professor Dr. Júlio César de Pontes. 

O objetivo da pesquisa foi estabelecer possíveis soluções para o capeamento de argilominerais não utilizados na extração de gipsita, no Polo Gesseiro do Araripe, em Pernambuco. Ao final da pesquisa, os resultados mostraram que o capeamento, descartado de maneira inadequada, poderia ser utilizado como pigmento na indústria de tintas e polímeros. A reutilização nesse cenário, garantiria renda, fazendo com que o material não fosse desperdiçado em prol de amenizar os impactos ambientais.

A pesquisa foi premiada no encontro nacional e classificada coma uma das 10 melhores submetidas. Nesse cenário, Alysandro foi contemplado com viagem e demais despesas pagas para realizar apresentação da produção acadêmica no referido Congresso, que acontece de 17 a 19 de setembro.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas