TECNOLOGIA

Aluno do IFRN desenvolve ferramenta que indica alterações feitas na Wikipédia

Pedro Menezes é aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Natal-Central

Publicada em 18/08/2014 Atualizada há 1 ano

Segundo Pedro, o objetivo do @brwikiedits é dar transparência às ações do governo na enciclopédia online

Mostrar automaticamente todas as alterações de artigos criados na enciclopédia colaborativa Wikipédia feitas a partir das redes de internet ligadas a órgãos e instituições públicas. Este é o objetivo do perfil do Twitter @brwikiedits, desenvolvido pelo estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Natal-Central do IFRN, Pedro Felipe Melo Menezes, de 18 anos. Segundo ele, a ferramenta monitora as mudanças de verbetes na enciclopédia virtual e relaciona com uma lista na qual constam mais de 40 órgãos e instituições públicas.

O perfil @brwikiedits ganhou repercussão após a identificação de alterações realizadas nos perfis dos jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Míriam Leitão. As mudanças foram feitas a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. A Casa Civil da Presidência da República designou uma comissão de sindicância para apurar os casos. Além das alterações nos perfis dos jornalistas, outros casos foram registrados pela ferramenta, como a mudança feita da rede do Supremo Tribunal Federal (STF) no perfil do candidato a Presidência da República Eduardo Campos, que morreu em um acidente de avião.

Pedro Menezes explica que a intenção do @brwikiedits é dar mais transparência às ações do governo na Wikipédia. "A ideia veio depois das denúncias de que o perfil da presidente Dilma Rousseff estava sendo alterado da rede do Palácio do Planalto. Resolvi ampliar a lista de órgãos públicos", revela. O estudante detalha como montou a ferramenta e o perfil. "Todas as alterações feitas no Wikipédia são públicas e, quando feitas por pessoas sem cadastro, fica registrado o IP (protocolo de internet que serve como identificação para uma rede). O que o robô faz é monitorar essa lista pública e comparar com a minha lista de monitoramento", conta.

Para identificar as redes de mais de 40 órgãos públicos, o estudante conta que usou seu conhecimento em programação. "São informações que podem ser encontradas na rede", afirma. O cruzamento das informações se torna público por meio do perfil @brwikiedits. "Tudo vai para o perfil. Apenas monitoro a repercussão das postagens", diz. Menezes cita casos curiosos como as mudanças feitas a partir da rede da Petrobras em artigos de desenhos animados e séries de TV. Da rede da Petrobras também foram realizadas alterações no texto sobre a refinaria de Pasadena.

Fonte: Felipe Gibson/Portal G1 RN