Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Alunas do Programa Mulheres Mil participam de aula de campo sobre agricultura sustentável
Campus Currais Novos

Alunas do Programa Mulheres Mil participam de aula de campo sobre agricultura sustentável

21/07/2016 - A atividade acadêmica foi realizada no Povoado Cruz, zona rural do município de Currais Novos

Alunas do Programa Mulheres Mil participam de aula de campo sobre agricultura sustentável

Alunas do Programa Mulheres Mil do Campus Currais Novos do IFRN participam nesta terça-feira (19) de aula de campo no Povoado Cruz, zona rural de Currais Novos. O objetivo foi complementar o conteúdo ministrado em sala de aula sobre práticas sustentáveis na agricultura, além de constatar a experiência empreendedora exitosa das mulheres da comunidade. A atividade proporcionou para as alunas um momento de aprendizado na prática que teve início com a visita à propriedade do produtor César Salustiano, que faz parte do Programa de Reaplicação de Tecnologias Sociais. 

Na oportunidade, as alunas contaram com a explicação do senhor Salustiano e também do professor Saint Clair Santos sobre como é feita uma produção integrada e sustentável sem uso de agrotóxicos. O produtor também ensinou como montar em casa um canteiro de hortaliças para consumo próprio.

Outro momento de grande aprendizado aconteceu na visita ao Clube de Mães Tereza Celestina Dantas, uma associação que viabilizou a Unidade Produtiva de Polpa de Fruta do Povoado Cruz. As Mulheres Mil tiveram palestra com as coordenadoras da associação Ana Lúcia e Íris Lucimar, que abordaram das dificuldades enfrentadas ao sucesso do projeto. Segundo as coordenadoras, com o trabalho da associação, houve uma diminuição considerável no desperdício das frutas e aumento na renda, fatores que contribuíram para tornar a experiência gratificante e importante para o crescimento dos agricultores da região.    

Para manter o padrão, as integrantes da associação também buscam se qualificar. É o caso de Flaviana Rozi, aluna do 4º ano do Curso Técnico em Alimentos do IFRN, que trabalha na associação e já põe em prática os conhecimentos adquiridos no curso.

A aula de campo é parte integrante das disciplinas Gestão Ambiental e Matérias Primas Agropecuárias, ministradas pelo professor Saint Clair Lira Santos no Curso Preparador e Doces e Conservas, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), do Programa Mulheres Mil do IFRN Campus Currais Novos, que é coordenado pelo professor Jonaldo Oliveira de Medeiros. O Mulheres Mil tem o objetivo de promover o empoderamento feminino de mulheres em situação de vulnerabilidade social através da educação.

Ações do documento

Página em carregamento