Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

campus natal-zona norte

Abertura da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia acontece esta segunda-feira (25)

Promovido pelo Campus Natal-Zona Norte, evento acontece às 18h30 no auditório do Campus

Publicada em 25/11/2019 Atualizada há 1 ano

Escola recebe o palestrante Sandeco, professor e pesquisador em inteligência artificial e embaixador da Campus Party

Campus Natal-Zona Norte do IFRN, realiza, na próxima segunda-feira (25), a partir das 18h30, no auditório, a solenidade de abertura da IX Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até esta sexta-feira (29). A cerimônia vai contar com a presença de alunos, servidores, autoridades institucionais e pessoas da comunidade. Para a palestra de abertura, o Campus vai receber Sandeco, que, além de embaixador da Campus Party, é professor e pesquisador do Instituto Federal de Goiás (IFG) em inteligência artificial e palestrante e apresentador do Canal Sandeco, no YouTube (saiba mais).

Neste ano, a SCTZN, cujo tema é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", reúne quatro eventos de cunho científico e tecnológico: a VI Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN), o V Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), a IV Semana de Marketing (Semark) e a VI Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo). 

A programação completa inclui exposição de trabalhos, minicursos, mesas-redondas, palestras e uma noite de confraternização. Para se inscrever nos minicursos, cujo preenchimento será por ordem de inscrição, acesse aqui (é necessário clicar na aba "minicursos" para visualizá-los).

Já consolidada na SCTZN, a III Mostra de Cursos deve contribuir novamente com o crescimento do público do evento. De terça a quinta, a expectativa dos organizadores é receber cerca de 500 estudantes do ensino fundamental e médio de instituições públicas de ensino da Zona Norte. Na ocasião, eles vão participar de uma visita guiada pelo Instituto e receber informações sobre o perfil dos cursos oferecidos. Um dos resultados das últimas Mostras tem sido o crescimento do número de inscrições de candidatos, no Exame de Seleção, em cursos técnicos do Campus.

MOCITECZN: consolidação no calendário escolar

A VI MocitecZN vai receber cerca de 100 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, de estados como Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e de países como Colômbia e México, nas seguintes áreas: Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação e Ciências Biológicas e da Saúde. 

A Mostra assumiu papel de protagonista no incentivo à produção de ciência e revelação de novos pesquisadores no Rio Grande do Norte nos últimos anos. A feira é uma oportunidade para que jovens pesquisadores divulguem seus trabalhos e possam promover um intercâmbio de ideias com pesquisadores de outros campi do Instituto e diversas instituições de ensino e pesquisa do país. Como nas edições anteriores, os melhores trabalhos serão premiados e poderão concorrer a credenciamentos para vários eventos de ciência e tecnologia.

Na última edição, a mostra recebeu submissão de 140 projetos de 10 estados diferentes, sendo selecionados 120  projetos como finalistas. Compareceram ao evento cerca de 250 participantes entre alunos, pesquisadores e orientadores. Contou com a ajuda de 42 avaliadores voluntários de diversas áreas do conhecimento e 49 alunos e 7 professoress voluntários na organização. Recebeu, aproximadamente, mil visitantes.

IV Semana de Marketing: três dias de troca de conhecimentos

Neste ano, a IV Semark vai reunir estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing para uma programação com profissionais da área sobre temas importantes. Na programação estão previstas palestras sobre o Google; estratégias de Marketing Digital para fortalecimento de uma marca; perfil do profissional da área na atualidade; desafio do abastecimento de canais de distribuição; desastre ambiental nas praias do RN; Marketing Sustentável na indústria; e desenvolvimento sustentável e economia solidária. "Esperamos que nossos alunos aproveitem as palestras e mostras do evento, pois tratam de temáticas atuais segundo um enfoque prático", comentou a professora Fabrícia Abrantes, coordenadora da Semana de Marketing.

De terça a quarta, de 17h às 20h, no hall de entrada da escola, a comunidade acadêmica vai poder visitar o espaço empreendedor, voltado para a apresentação de microempresas incubadas por duas incubadoras: a Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN) e a Incubadora para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSOL), além de microempreendimentos parceiros do Studio Criativo, nome dado ao Núcleo de Extensão e Prática Profissional do Campus. O projeto, lançado em maio de 2017, consiste na criação de um ambiente propício à aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos nos cursos superiores de Marketing e Licenciatura em Informática, por meio do desenvolvimento da prática profissional. A proposta é prestar serviços gratuitos à comunidade, de modo a ampliar a oferta de prática profissional para os alunos do Campus, sob orientação de professores da área, em atividades relativas à sua formação profissional, contribuindo assim para o aperfeiçoamento e a ampliação dos conhecimentos das atividades do processo de ensino-aprendizagem (saiba mais).

Para consultar a programação do evento e se inscrever nas atividades, clique aqui.

V Sipex: Apresentações orais e oferta de minicursos 

O Sipex consiste em um espaço de exposição de conteúdo cientifico e práticas tecnológicas de caráter de pesquisa, inovação ou extensão nas seguintes áreas: Artes e Cultura; Ciências da Computação; Ciências da Natureza e Matemática; Educação; Engenharias; Gestão e Negócios; e Humanidades. Neste evento, pesquisadores de qualquer instituição apresentam o seu trabalho no formato oral para uma banca, sendo avaliados conforme a prática adotada em cada campo do conhecimento. 

Participam do evento estudantes do ensino médio e superior, de escolas/universidades públicas e particulares de todo o Brasil, desenvolvendo projetos científicos, individualmente ou em grupo, com no máximo cinco componentes, incluindo neste número os orientadores. 

VI Semana de Licenciatura em Informática a serviço das discussões sobre a área

A VI Selinfo é evento composto de palestras, mesas-redondas e rodas de conversa, que promovem a temática do uso de tecnologias educacionais e do ensino da informática. A Semana vai receber público de alunos de graduação e pós-graduação de Pedagogia, cursos superiores de tecnologia na área da informática e licenciaturas de uma forma geral. Participam do evento estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e dos diversos campi do IFRN. 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas