Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Olimpíada de Matemática

8ª OBMEP apresenta número recorde de inscrições

Resultados confirmam o evento como a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Publicada em 02/05/2012 Atualizada há 1 ano

A organização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou esta semana os números de inscrições referentes à oitava edição do evento. Neste ano, mais de 19 milhões de alunos vão participar e o total de escolas inscritas passou de 46 mil. No ano passado foram cerca de 18,7 milhões de alunos de mais de 44 mil escolas.

Outro motivo de comemoração se deve ao fato de quase todos os municípios brasileiros terem pelo menos uma escola representante. Apenas 33 deles não apresentaram escolas inscritas.

As provas da 1ª Fase serão realizadas no dia 5 de junho em todas as escolas inscritas. Os exemplares impressos do Banco de Questões 2012 foram enviados para as escolas participantes pelos Correios. Para ter acesso a versão digital do referido Banco, basta clicar aqui.  

Este ano o Banco de Questões está seguindo com uma novidade: um DVD com vídeos mostrando as soluções das questões da OBMEP 2011, que podem ser trabalhadas com os alunos em sala de aula.

A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:

- A produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
- O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
- O Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
- A Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;
- A mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação.

Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.  Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas