Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Projeto Hora Musical promove prática de língua espanhola através da música
ESPANHOL

Projeto Hora Musical promove prática de língua espanhola através da música

08/10/2019 - Encontros acontecem nas tardes das quintas-feiras e são abertos à comunidade externa

Projeto Hora Musical promove prática de língua espanhola através da música

Encontros acontecem das 15h30 às 17h no IFRN.

Os admiradores da língua espanhola terão uma oportunidade de aprender ainda mais o idioma através do Projeto Hora Musical, idealizado pelo Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Dr. Felipe Morais de Melo.

O Projeto é gratuito e aberto ao público em geral que deseje aprimorar o contato com o espanhol. O requisito é que o (a) participante possua conhecimentos básico do idioma, já que os encontros serão realizados totalmente em espanhol.

Segundo o Professor Felipe, o Hora Musical terá a participação de um falante nativo e trará canções de distintos ritmos que compõem a vasta e riquíssima cultura dos vários países que falam a língua espanhol: tango, tex-mex, reggaeton, bolero, bachata, cumbia, banda, grupera, pop, rock. "Será também um momento para falar de sentimentos, de amor, de poesia, de música e, claro, para cantar", detalha.

Experiência com idiomas
Desde o ano passado, Professor Felipe tem ensinado Português como Língua Adicional para os estudantes intercambistas que passam pelo Campus. Decidiu, então, convidar os alunos estrangeiros para compartilharem sua língua e sua cultura com a comunidade escolar do IFRN. Ano passado, por exemplo, as estudantes tailandesas Pawinee Kuwiriya e Thofun Sangthong colaboraram com o projeto MUSIC4LL, em parceria com as professoras de Inglês Raíssa Queiroz e Wigna Guera. O encontro era em inglês para dar oportunidade aos alunos que já tinham alguma base de aumentar o contato com o idioma e utilizá-lo.

Neste ano, o Professor Felipe decidiu aproveitar a presença do estudante costarriquenho Oscar Rodolfo Mata Barquero, falante nativo de língua espanhola, para promover um momento semanal de imersão no idioma. O aluno tem recebido aulas de Português como Língua Adicional desde março e tem auxiliado o professor em alguns encontros pilotos do Hora Musical, que, a partir desta quinta, 10 de outubro, será aberto a todos.

A inspiração para o projeto
O Professor se inspirou no Projeto Musical Hour, oferecido de 1996 a 2008 no Campus Natal-Central do IFRN pela Professora, hoje aposentada, Rosângela de Fátima Bergantin Oliveira: “O Musical Hour acontecia toda quinta-feira. Quando eu era aluno do CEFET-RN, passava o dia todo na escola, porque fazia o Ensino Médio pela manhã e o Técnico à noite. Era uma semana pesada, mas sabia que podia contar com a alegria e as lindas mensagens que a saudosíssima professora Rosângela nos passava enquanto aprendíamos inglês com alguma canção de língua inglesa”, afirma o Professor.

SERVIÇO:

O quê: Projeto Hora Musical;
Data: todas as quintas-feiras no IFRN, em Pau dos Ferros (sala 46, 2º piso do bloco principal);
Horário: 15h30 às 17h;
Projeto gratuito e aberto à comunidade externa.

Obs.:
Não é necessário efetuar inscrição, sendo suficiente comparecer ao local do encontro.