Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INCLUSÃO

Novas integrantes do Programa Mulheres Mil têm aulas práticas de "Corte e Costura"

Além do curso "Costureiro", Campus conta com turma de "Preparador de Doces e Conservas"

Publicada em 16/09/2015 Atualizada há 1 ano

Alunas recebendo instruções da professora Celina dos Santos

As alunas da nova turma do Curso de Formação Inicial e Continuada (curso FIC) "Costureiro", do Programa Mulheres Mil, iniciaram as aulas práticas da disciplina "Corte e Costura", ofertado através do Projeto Flor do Sertão, via Pronatec.


A disciplina possui carga horária de 79h/aulas e é comandada pela Professora Celina dos Santos, que acredita no potencial das alunas. "Elas já tiveram as aulas de modelagem e agora estão na parte de corte e costura. A turma é boa, elas estão muito empolgadas. São bem interessadas", conclui a Professora Celina.


A aluna Clézia Rejane é casada, mora no município de Portalegre (RN), e nunca teve contato com aulas de corte e costura, demonstrou satisfação com o curso: "Está valendo a pena, está sendo muito bom, estou aprendendo bastante. Coisas que eu não sabia, hoje eu já sei fazer. Nunca tinha nem pego numa máquina e hoje eu já sei costurar o básico. Pra mim está sendo bastante proveitoso." Além da prática, Clézia avalia como positivo o proveito do curso como um todo: "O curso está valendo a a pena. Coisas que eu não sabia de matemática eu aprendi aqui. Computação também não sabia e aprendi aqui também", conclui Clézia.


Já a aluna Maria Joseília da Silva, também de Portalegre, está satisfeita com o curso: "Estou gostando do curso e estou aprendendo bastante. Está valendo a pena as aulas de português, de matemática. (...) Indico o curso para as minhas amigas.", relata Joseília.


O curso funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, no turno vespertino, no Campus Pau dos Ferros do IFRN. Além da turma de "Costureiro", o Campus conta com uma turma de curso FIC de "Preparador de Doces e Conservas".


O Programa
"O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental."
Informações do site do Programa Mulheres Mil.