DESENVOLVIMENTO SOCIAL

IFRN sedia atividades da Semana da Agroindústria Familiar em Pau dos Ferros

Evento acontece no período de 1 a 4 de setembro

Publicada em 03/09/2015 Atualizada há 1 ano

Alunos e instrutores expõem alimentos produzidos a partir do gergelim

O Campus Pau dos Ferros do IFRN está sediando atividades da Semana da Agroindústria Familiar nesta cidade. A abertura aconteceu na última terça-feira, 1º. Ao longo da semana, oficinas estão acontecendo nos laboratórios do Instituto.

O evento tem como objetivo a promoção de oficinas e compartilhamento de conhecimentos sobre  temas que favoreçam o desenvolvimento local. A Semana faz parte do processo de inclusão produtiva por meio de tecnologias sociais desenvolvido pela Embrapa e também está vinculado ao Ano Internacional dos Solos.

Participam das atividades alunos do IFRN, da UFGC e da UFPB, além de profissionais da Embrapa da Paraíba e do Ceará. Uma das atividades foi a Oficina "Beneficiamento de Frutas, Gergelim e Hortaliças", ministrada por Paulo de Tarso Firmino, servidor da Embrapa, unidade de Campina Grande (PB) e Maria Luzenilda, da Cooperativa Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Lucrécia-RN (Coafal). Na ocasião, os alunos produziram bolo, doce, cocada e biscoitos de gergelim, um  importante nutriente para a alimentação humana. "O gergelim é rico em proteínas. Em Lucrécia, os produtos feitos a partir do gergelim são utilizados em programas de alimentação escolar daquele município", afirma Paulo.

SOBRE O EVENTO
A Semana de Agroindústria Familiar é uma realização da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) e Embrapa Algodão (Campina Grande-PB) em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).