Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MEMORIA

IFRN implanta repositório institucional

Ferramenta disponibiliza produção científica de alunos e servidores e foi lançada durante a Secitex

Publicada em 25/11/2015 Atualizada há 1 ano

Mídias sociais do "Memoria" trarão notícias e novidades do RI
O IFRN, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), lançou na última sexta-feira (20) o Repositório Institucional (RI) "Memoria", uma ferramenta que armazena e disponibiliza a produção acadêmica do Instituto. Alunos e servidores podem utilizr o repositório para armazenar desde artigos até teses e dissertações. Para isso, basta acessar o portal do repositório com longin e senha do Suap. O material fica disponível para acesso público.



O repositório foi lançado durante palestra proferida na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), que aconteceu de 18 a 21 de novembro, pelo professor Thiago Medeiros, um dos integrantes da comissão de implantação da ferramenta. De acordo com Thiago, a comissão vai trabalhar para que, futuramente, também possam ser disponibilizados vídeo-aulas e outros materiais em multimídia.


O nome escolhido para o repositório foi "Memoria", palavra de origem latina que significa conservação de uma lembrança. Para a filósofa Marilena Chauí, trata-se de um termo utilizado por diversas ciências e absorvido por novas correntes historiográficas.


"Cada vez mais presentes em instituições de ensino e pesquisa do mundo todo, os repositórios têm demonstrado bastante utilidade como subsídio a estudantes e pesquisadores em diversos níveis de ensino", disse o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, José Yvan Pereira Leite. A comunidade acadêmica do Instituto pode efetuar cadastro e submeter seus trabalhos para o "Memoria". O repositório permite consulta por "Comunidades e Coleções", "data do documento", "autores", "títulos" e "assuntos".


Acesse:

Repositório Institucional Memoria 



Mídias sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/memoriaifrn

Twitter: https://twitter.com/memoriaifrn

Instagram: https://twitter.com/memoriaifrn