Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INCLUSÃO

Campus Pau dos Ferros do IFRN adquire cadeira de rodas motorizada

Equipamento proporciona mais autonomia e acessibilidade ao aluno Lucas Santos

Publicada em 25/04/2017 Atualizada há 1 ano

Lucas Santos, aluno do Campus Pau dos Ferros do IFRN, fazendo uso do equipamento

A história de superação e inclusão de Lucas dos Santos Gomes, aluno 1º ano do ensino médio integrado, emociona os que convivem com ele. Residente em Rafael Fernandes/RN, Lucas tem 23 anos e, antes de ingressar no IFRN, já estudava em escola pública, enfrentando dificuldades diante de sua limitação de locomoção desde os 3 meses de idade.


A vontade e sonhos por dias melhores foi ganhando forças quando Lucas se inscreveu no ProITEC, curso preparatório do IFRN para o Exame de Seleção, destinados a alunos da rede pública de ensino. Com o seu esforço, Lucas conseguiu a aprovação para o curso Técnico Integrado em Informática, garantindo a sua vaga no Instituto Federal. Hoje, além de aluno, Lucas também é bolsista do Programa de Apoio à Formação Acadêmica, na Biblioteca do Campus.


Agora, no início do ano letivo, o Campus Pau dos Ferros do IFRN adquiriu uma cadeira de rodas motorizada, proporcionando mais autonomia e liberdade ao estudante. Ao ser perguntado sobre o equipamento, Lucas comemora com um expressivo sorriso no rosto: “Eu gostei bastante. Agora é só alegria!”. Lucas ainda lembra da inclusão que o IFRN está lhe proporcionado: “Eu acho o IFRN muito bom nessa questão de inclusão e na acessibilidade. Aqui eu vivo um sentimento de igual para igual, diferente uns outros ambientes onde já estive”, complementa Lucas.


CONHECENDO MELHOR O EQUIPAMENTO:

A cadeira de rodas adquirida funciona com dois motores elétricos. A carga de suas baterias duram em média 3 dias. Possui botão "liga-desliga", buzina, direção joystick, além de controle de velocidades, permitindo desaceleração e aceleração linear de até 7,2km/h. A cadeira anda possui rodas anti-tombo, pedais removíveis, 2 baterias de 12V-50Ah, com carregadores, raio de giro de 87cm, permitindo manobras em espaços menores, entre outros atrativos.

Foi pensando em proporcionar apoio a exemplos como o de Lucas que o IFRN criou o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o NAPNE, regulamentado através de Portaria do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir). O NAPNE é um grupo de trabalho e estudo permanente, vinculado a Pró-reitora de Ensino e às Diretorias Acadêmicas de Ensino, no âmbito dos campi. O IFRN tem se mantido antenado e atento ao atendimento à pessoas que necessitem de atenção especial, tanto que já adotará em seus próximos processos seletivos de alunos uma reserva de  vagas destinadas a estudantes com deficiência, conforme Lei nº 13.409/2016.


O NAPNE tem por finalidade fomentar e assessorar o desenvolvimento de ações de natureza sistêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão que promovam o cumprimento efetivo das Leis nº 10.098/2000, nº 13.146/2015, do Decreto nº 5.296/2004 e dos demais instrumentos legais correlatos.

O NAPNE NO CAMPUS PAU DOS FERROS


Segundo o Pedagogo do Campus Pau dos Ferros, Christyan Soares, o Núcleo local já está em funcionamento, com membros representantes dos docentes, técnicos-administrativos, discentes, além de representante da comunidade externa. “Estamos preparando uma série de ações como capacitação para professores para lidar com esses alunos, placas de setores em braile, piso tátil, além de posteriores ações”, detalha o pedagogo.


No Campus Pau dos Ferros o núcleo possui a seguinte composição:

Meire Emanuela da Silva Melo (Bibliotecária)Coordenadora
Christyan Soares Gomes (Pedagogo)Secretário
Shirllane Karla da Silva Nunes (Psicóloga)
Membro e coordenadora substituta
Amilde Martins da Fonseca Silva (Pedagoga)Membro
Aildo da Silva Pimenta (Assistente Social)Membro
Lucas dos Santos Gomes (Aluno)
Membro representante do corpo discente
Luiz Fernando Virgínio da Silva (Professor)Membro rep. do corpo docente e secretário substituto
Michelle Mayra Palmeira Cordeiro (Psicopedagoga)
Membro representante da comunidade externa