INCLUSÃO
Campus Pau dos Ferros do IFRN adquire cadeira de rodas motorizada
Equipamento proporciona mais autonomia e acessibilidade ao aluno Lucas Santos
Publicada em 25/04/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:32

A história de superação e inclusão de Lucas dos Santos Gomes, aluno 1º ano do ensino médio integrado, emociona os que convivem com ele. Residente em Rafael Fernandes/RN, Lucas tem 23 anos e, antes de ingressar no IFRN, já estudava em escola pública, enfrentando dificuldades diante de sua limitação de locomoção desde os 3 meses de idade.
A vontade e sonhos por dias melhores foi ganhando forças quando Lucas se inscreveu no ProITEC, curso preparatório do IFRN para o Exame de Seleção, destinados a alunos da rede pública de ensino. Com o seu esforço, Lucas conseguiu a aprovação para o curso Técnico Integrado em Informática, garantindo a sua vaga no Instituto Federal. Hoje, além de aluno, Lucas também é bolsista do Programa de Apoio à Formação Acadêmica, na Biblioteca do Campus.
Agora, no início do ano letivo, o Campus Pau dos Ferros do IFRN adquiriu uma cadeira de rodas motorizada, proporcionando mais autonomia e liberdade ao estudante. Ao ser perguntado sobre o equipamento, Lucas comemora com um expressivo sorriso no rosto: “Eu gostei bastante. Agora é só alegria!”. Lucas ainda lembra da inclusão que o IFRN está lhe proporcionado: “Eu acho o IFRN muito bom nessa questão de inclusão e na acessibilidade. Aqui eu vivo um sentimento de igual para igual, diferente uns outros ambientes onde já estive”, complementa Lucas.
CONHECENDO MELHOR O EQUIPAMENTO:
A cadeira de rodas adquirida funciona com dois motores elétricos. A carga
de suas baterias duram em média 3 dias. Possui botão "liga-desliga",
buzina, direção joystick, além de controle de velocidades, permitindo desaceleração e aceleração linear de até 7,2km/h. A cadeira anda possui
rodas anti-tombo, pedais removíveis, 2 baterias de 12V-50Ah, com
carregadores, raio de giro de 87cm, permitindo manobras em espaços
menores, entre outros atrativos.
Foi pensando em proporcionar apoio a exemplos como o de Lucas que o IFRN criou o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o NAPNE, regulamentado através de Portaria do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir). O NAPNE é um grupo de trabalho e estudo permanente, vinculado a Pró-reitora de Ensino e às Diretorias Acadêmicas de Ensino, no âmbito dos campi. O IFRN tem se mantido antenado e atento ao atendimento à pessoas que necessitem de atenção especial, tanto que já adotará em seus próximos processos seletivos de alunos uma reserva de vagas destinadas a estudantes com deficiência, conforme Lei nº 13.409/2016.
O NAPNE tem por finalidade fomentar e assessorar o desenvolvimento de
ações de natureza sistêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da
extensão que promovam o cumprimento efetivo das Leis nº 10.098/2000, nº
13.146/2015, do Decreto nº 5.296/2004 e dos demais instrumentos legais
correlatos.
O NAPNE NO CAMPUS PAU DOS FERROS
Segundo o Pedagogo do Campus Pau dos Ferros, Christyan Soares, o Núcleo local já está em funcionamento, com membros representantes dos docentes, técnicos-administrativos, discentes, além de representante da comunidade externa. “Estamos preparando uma série de ações como capacitação para professores para lidar com esses alunos, placas de setores em braile, piso tátil, além de posteriores ações”, detalha o pedagogo.
No Campus Pau dos Ferros o núcleo possui a seguinte composição:
Meire Emanuela da Silva Melo (Bibliotecária) | Coordenadora |
Christyan Soares Gomes (Pedagogo) | Secretário |
Shirllane Karla da Silva Nunes (Psicóloga) | Membro e coordenadora substituta |
Amilde Martins da Fonseca Silva (Pedagoga) | Membro |
Aildo da Silva Pimenta (Assistente Social) | Membro |
Lucas dos Santos Gomes (Aluno) | Membro representante do corpo discente |
Luiz Fernando Virgínio da Silva (Professor) | Membro rep. do corpo docente e secretário substituto |
Michelle Mayra Palmeira Cordeiro (Psicopedagoga) | Membro representante da comunidade externa |