Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SETIC

Projetos do Campus Parnamirim conquistam segunda e terceira colocações na Mostra de Inovação Tecnológica

Evento realizado pelo Campus São Gonçalo do Amarante

Publicada em 30/05/2017 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Foto: Thales Lago

Aconteceu, na semana passada, nos dias 25, 26 e 27 de maio, no Campus São Gonçalo do Amarante deste Instituto Federal, o 1º Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). A Setic é um evento científico que visa a disseminação de conhecimentos da área de Tecnologia da Informação e busca o feedback entre profissionais e estudantes desta área de atuação. Com enfoque na comunidade de São Gonçalo do Amarante e Grande Natal, o evento contou com palestras, mini-cursos, oficinas, museu do Vídeo Game Potiguar, um concurso de ideias denominado Master Pitch e a 1ª Mostra de Inovação Tecnológica (MIT-SGA).

Durante a MIT-SGA foram apresentados 12 trabalhos, como projetos, protótipos e processos inovadores desenvolvidos por alunos, técnicos e professores do IFRN. E, dentre os projetos premiados, dois foram do Campus Parnamirim, são eles: “ROBOPUB: do lixo ao saber. Uma proposta de intervenção técnica-educacional e social no ensino público municipal de Parnamirim” (2ª colocação) e “Futebol de robôs” (3ª colocação). O primeiro lugar ficou com o projeto "Desenvolvimento de veículo aéreo não tripulado para geoprocessamento: Pesquisa e desenvolvimento visando a aplicação de VANT para coleta de dados utilizados em geoprocessamento" do Campus Pau dos Ferros.

O aluno Vinícius Ribeiro da Silva, do 4º ano do Curso Técnico Integrado de Mecatrônica, que participa dos dois projetos premiados na MIT-SGA, relata que, faz parte do projeto Futebol de robôs, desde 2015, e do projeto Robopub desde o ano passado. E sobre sua participação nestes projetos ele diz: “Cada um com suas particularidades serviu, a seu modo, para ampliar a minha formação em Mecatrônica. Projetar e construir os robôs para o futebol foi de grande ajuda para a melhorar as habilidades de eletrônica, mecânica e programação. O Robopub - que atrela as matérias técnicas à sociologia -, auxiliou, por meio do trabalho realizado diretamente com a comunidade, na minha formação pessoal. Também teve a preocupação com o meio ambiente e isso expandiu bastante minhas áreas de pesquisa. Para os que acham que Mecatrônica, por envolver muitas áreas de conhecimento, é suficiente por si só, não é bem assim. Estou feliz por ter tido a oportunidade de aprender isso na prática e espero que mais futuros técnicos também tenham. O IF e todas as pessoas nesse meio me ajudaram bastante e, apesar das dificuldades, o reconhecimento e o sentimento de missão cumprida sempre vale a pena. Espero que esse reconhecimento que divido com toda a equipe sirva de estímulo para os que estão ingressando na área de pesquisa e/ou extensão bem como para os que já estão nesse meio”.

 

Essa matéria contém informações extraídas do sítio do evento: http://eventos.ifrn.edu.br/setic/

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas