Projeto de educação para democracia será aplicado no Campus

Durante o segundo semestre letivo de 2017

Publicada em 24/08/2017 Atualizada há 1 ano

⁠⁠No início deste ano, a Técnica de Assuntos Pedagógicos Vânia Nobile se inscreveu para o Processo seletivo para participar do programa “Missão Pedagógica no Parlamento”. Este programa é uma capacitação em educação para a democracia destinada a professores, orientadores e coordenadores pedagógicos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de todo Brasil.
Após sua inscrição, ela realizou o curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Neste processo seletivo, foram disponibilizadas para o curso, 16 vagas por estado e DF, totalizando 432 vagas preenchidas por sorteio eletrônico. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, foram convocados para participar do programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento. Tendo atingido um bom desempenho, Vânia, no final do mês de junho, participou do curso de capacitação deste programa, de forma presencial, em Brasília.
Vânia explicou que o objetivo pedagógico do curso foi de proporcionar aos educadores a compreensão e discussão de conceitos e valores associados à cidadania, política, democracia e Poder Legislativo, sendo capazes de reconhecer o papel da escola na formação de cidadãos democráticos.
Diante do que foi vivenciado no curso, Vânia juntamente com a professora de Sociologia do Campus Parnamirim, Lúcia Costa, preparam o projeto de aplicação na escola, no qual a pedagoga atuará como agente de educação para democracia neste Campus. O projeto será aplicado durante o segundo semestre letivo de 2017, com uma turma de 3º ano do curso técnico integrado de Informática.

Essa matéria contém informações extraídas do sítio: https://escolavirtualdecidadania.camara.leg.br/site/850/missao-pedagogica-no-parlamento/