Mostra artística acontece no próximo sábado (19)

Atividade será realizada no auditório do Campus Natal-Central

Publicada em 16/03/2016 Atualizada há 1 ano

Acontece no próximo sábado, dia 19 de março, sábado letivo referente a uma sexta-feira, a mostra artística CRIAR. Essa atividade foi organizada pela professora de Artes, Rosineide Soares, com os alunos das turmas de 2º Ano do cursos técnicos integrados de Informática e Mecatrônica do Campus.

A mostra CRIAR - preparada para o encerramento da disciplina Arte III -  contempla, em sua proposta, a integração dos estudos teóricos e práticos de elementos das diversas linguagens artísticas - visual, audiovisual, sonora e cênica -, vivenciadas nas disciplinas de arte I, II e III pelos alunos dos cursos técnicos integrados. Durante o período de estudo da arte, os alunos puderam ter várias experiências como, por exemplo, a cênica, na qual eles tiveram a oportunidade de trabalhar jogos teatrais e tecnologias da cena; produção de sonoplastia; de artes visuais tradicionais e contemporâneas; audiovisuais; fotografia; diversos estudos da luz, como na cena, na fotografia, na maquiagem. Em alguns momentos de aprendizagem, contou-se com a colaboração de professores convidados de áreas artísticas específicas.

Segundo a professora Rosineide “o impulso inicial para esta prática, foi pensar a proposta de um fazer cênico com teor crítico às suas realidades em circunstância. Cada turma dentro do universo dramático, de sombra e luz da vida humana, apresentou ideias e desenvolveu seu roteiro, gerando, esse trabalho, a partir de mundos diversos, com conteúdo que permeia seus próprios mundos, na realidade vigente”.

Na mostra artística CRIAR, cada turma criou uma companhia e desenvolveu em equipe seu trabalho, desde a escolha do texto, produção do roteiro e finalização. Cada turma tem também equipes específicas como diretores, roteiristas, iluminadores, sonoplastas, cenógrafos, maquiadores, figurinistas, entre outros”.

O evento começa às 10h, no auditório do Campus Natal-Central, em apresentação única.

Conheça, abaixo, o que cada companhia irá apresentar:

PODERIA SER VOCÊ - Cia LIBERTÉ

Com texto e roteiro autorais, aborda os conflitos de um adolescente com seus dramas familiares e sociais. PODERIA SER VOCÊ traz um convite à empatia, a nos colocarmos no lugar do outro, portanto, a não subestimarmos as dores alheias.

O SANTO CÓDIGO DE BARRAS - Cia INFOAÇÃO

Inspirado na obra “O Santo Inquérito” de Dias Gomes, O SANTO CÓDIGO DE BARRAS, aborda questões críticas da atual sociedade, onde esquecemos a compreensão e marcamos as pessoas, atribuindo a elas, os rótulos do preconceito.

MISANDRIA - Cia CAVALO DE TRÓIA

Releitura do curta “Acorda Raimundo, Acorda”, aborda a ideia de ódio e desprezo aos homens. MISANDRIA, com essa temática, pretende provocar reflexões e emoções ao criticar, de modo inverso, agressões vividas cotidianamente, por grande parte das mulheres.

HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH - Cia CATÁLISE

Adaptado da comédia de mesmo nome, faz uma sátira da peregrinação de Hermanoteu à terra de Godah. HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH, traz uma proposta irreverente, envolvendo em seu roteiro, situações em questões atuais da sociedade e seu cotidiano.