Diálogo Empreendedor

IFRN discute parcerias com o empresariado de Parnamirim

Dirigentes do Instituto falaram sobre cursos, estágios e pesquisas aplicadas

Publicada em 20/06/2016 Atualizada há 1 ano

Vários empresários da região participaram do debate.

Na tarde de sexta-feira (17), representantes da Reitoria e do Campus Parnamirim do IFRN participaram da terceira edição do projeto Diálogo Empreendedor, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Parnamirim (CDL Parnamirim), em parceria com o Jornal Potiguar Notícias, Dinâmica Contábil, LL Imóveis e Ótica 40 Graus. Segundo o empresário Marcos Fernandes, presidente da CDL Parnamirim, “o objetivo é interagir e fortalecer os diversos segmentos da economia do município, por meio dos debates”. O tema desta edição foi “Comércio local e qualificação profissional”.

Compondo a mesa de debates deste encontro estiveram o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt; o diretor-geral do Campus Parnamirim, Ismael Coutinho; Thiago Loureiro, representando a Pró-reitoria de Extensão do IFRN; Rodrigo Siqueira, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN; o presidente da CDL Parnamirim, Marcos Fernandes, e o Diretor do Jornal Potiguar Notícias, Pinto Júnior; além de várias pessoas ligadas às empresas e indústrias de Parnamirim.

O reitor Wyllys Farkatt ressaltou a variedade de cursos ofertados pelo IFRN, como também os projetos de incentivo ao empreendedorismo, como as incubadoras de empresas, e o incentivo à pesquisa aplicada, o que foi reforçado pelo professor Rodrigo Siqueira. Já Thiago Loureiro deu ênfase às possibilidades de parceria com o empresariado para a contratação de estagiários e funcionários, com a mediação da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto.

Ismael Coutinho falou brevemente do surgimento e crescimento do Campus Parnamirim, que atualmente já conta com 1121 alunos. Ele ressaltou a importância do evento, proposto para debates e interação, na busca de uma aproximação do Instituto Federal com as empresas e indústrias de Parnamirim, visando a melhorias para o município.

Os 4 representantes do IFRN fizeram questão de destacar que o Instituto está aberto ao diálogo. "Precisamos pensar nesse diálogo como uma forma de desenvolver a realidade local, com o intercâmbio entre os cursos ofertados nos campi da Grande Natal e as necessidades das empresas", lembrou Rodrigo.

"Desse encontro surgiram várias ideias e a partir disso a gente pode crescer, muito. Parnamirim tem mais de 3 mil empresas e a gente vê que o comércio e o serviço podem ficar mais fortes", finalizou Maria Laíde Souza, do Supermercado Boa Esperança.