Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Alunos do quarto ano do Técnico de Informática integrado ministram curso para servidores do Estado

Atividade aconteceu em dois encontros, dias 19 e 26 de novembro

Publicada em 02/12/2019 Atualizada há 1 ano

Alunos e servidores do Estado após 1º dia de treinamento do curso de Active Directory

Na última terça-feira, 26, alunos do quarto ano do Curso Integrado em Informática, turno vespertino, concluíram o treinamento que estavam ministrando aos servidores de várias secretárias do Estado do Rio Grande do Norte. 

A ideia de ofertar essa capacitação, segundo o professor Rodrigo Siqueira, orientador do projeto, nasceu das observações a partir das práticas em sala de aula, onde os alunos entregaram como resultados de suas atividades vídeos mostrando como poderiam realizar projetos diversos. O professor conta que por ter gostado bastante do resultado apresentado pelos alunos decidiu compartilha-lo com a comunidade externa. Neste momento, Siqueira buscou o Núcleo de Prática Profissional, NEPP, na Coordenação de Extensão do Campus, que o ajudou a estruturar o formato de treinamento para o projeto. O conteúdo foi replicação do Active Directory, que é um serviço da Microsoft muito utilizado no dia a dia das empresas para autenticação, ou seja, identificação dos usuários, mas que muitas vezes devido a erros implantação ou configuração pode não funcionar de maneira adequada. Como os alunos já conhecem a prática e a teoria do Active Directory em ambiente controlado nos laboratórios do Campus, a ideia de replicar esse conhecimento para a comunidade externa ganhou força. Em contra partida, os estudantes teriam contato com o sistema em ambientes complexos, bem como a vivência aplicada a ambientes reais.

Com essa intensão o professor Siqueira procurou a Coordenação de Operações de Tecnologia da Informação e Comunicação, COTIC, no Governo de Estado e fez o convite para uma parceria na oferta do curso. Dessa forma, o Campus Parnamirim, ofertou 15 vagas para servidores do Estado, de várias secretarias, entre elas: SEPLAN, SETHAS, SEAD, Governo Cidadão, SEDEC, SET, SESAP. Os alunos prepararam e executaram todo treinamento, inclusive, produzindo o material utilizado e o Governo do Estado fez o direcionamento do público para o curso. Com uma ação assim, todos saíram ganhando. 

Esse resultado pode ser observado na fala de Fernanda Karolyne Lustosa da Silva, uma das alunas envolvidas no projeto, ao afirmar que: “O treinamento que estamos propondo aqui é ideal para conhecer um pouco mais sobre a ferramenta tão usada por empresas atualmente. É uma prática muito importante principalmente pelo fato de envolver o aprendizado mútuo, dos alunos que são novos nesse conteúdo mas se empenharam muito para criar o material de ensino, e, dos participantes que já conhecem o meio mas que estão aptos a aprender mais sobre o funcionamento e atributos do Active Directory. A troca de conhecimentos é constante e tanto os alunos que ministram a aula quanto os participantes podem aproveitar algo”. O professor Siqueira já estuda ações futuras para 2020.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas