Alunos do Campus Parnamirim participam da VII Jornada de Foguetes

Evento aconteceu no município de Barra do Piraí/RJ

Publicada em 06/11/2015 Atualizada há 1 ano

No período de 29 de outubro à 1º de novembro, os alunos Paulo Victor Gomes Bulhões e Paulo César Nascimento da Silva, acompanhados do professor Ricardo César da Silva Rocha, participaram da VII Jornada de Foguetes que aconteceu no Hotel Fazenda Ribeirão, no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Este evento ocorre desde 2009, contando sempre com a participação de equipes de alunos do ensino médio. As equipes que participam desta jornada são selecionadas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Segundo o regulamento da MOBFOG, o grupo de alunos para participar desta seleção deveria lançar um foguete acima de 120 metros e encaminhar para a coordenação da Mostra um relatório descrevendo a construção do foguete, da base de lançamento e todas as precauções de segurança que tomaram para os lançamentos.

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe do Campus Parnamirim é selecionada para participação desta jornada. Este ano, o grupo formado pelos alunos Paulo Victor Gomes Bulhões, Paulo César Nascimento da Silva e Jéssica Iris Cavalcante de Andrade que foram orientados pelos professores Aline Gomes e Gustavo Fontoura participaram da Mostra e foram selecionados para a jornada. Nesta edição da jornada, os alunos do Campus Parnamirim realizaram um ótimo lançamento do foguete e, mais uma vez, este atingiu a marca necessária e os alunos - assim com outras equipes que atingiram excelentes resultados - receberam o Troféu de Campeão.

Para o aluno Paulo Victor "o evento é uma oportunidade incrível de compartilhamento de conhecimentos e de um intercâmbio cultural entre as equipes de quase todos os estados do país. É de uma magnitude fantástica, pois atividades desse tipo dinamizam o aprendizado das ciências pela prática e experimentação, além de estimular a pesquisa, já que cada um procura testar, inovar e tentar melhorar o seu experimento. E, nessa área, o país precisa crescer, e ver alunos de regiões do país com ensino precário e com poucos recursos trabalhando apenas pela gratificação de melhorar seus resultados é inspirador e, ao mesmo tempo, uma esperança para melhorar democratizar a educação de nosso país."

pesquisa