OBFEP

2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas acontece no próximo sábado (21)

Foram classificados 27 alunos do Campus Parnamirim para esta próxima

Publicada em 19/10/2017 Atualizada há 1 ano

Será realizada, no próximo sábado, dia 21 de outubro, a aplicação da prova da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Conforme o regulamento desta olimpíada, a OBFEP - uma promoção inicial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq -  constitui, atualmente um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução, com os seguintes objetivos:

• Despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências;
  • Aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas;

• Identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica;
  • Proporcionar desafios aos estudantes.

Este ano, 27 alunos do Campus Parnamirim/IFRN se classificaram para esta próxima fase. Participaram alunos das turmas de 1º e 2º ano.

Cada escola participante da OBFEP tem um professor responsável. Neste caso, no Campus Parnamirim/IFRN, é a professora Aline Gomes.

A professora Aline relata que, para estimular a participação dos alunos, a escola ofereceu um curso de preparação para a OBFEP. As aulas foram ministradas pelos professores de física, Aline Gomes e Carlos Magno Silva, todas as quintas-feiras, das 13h às 15h35min, durante um período de três meses.

Aline explica, ainda, que “o curso FIC buscou estimular no estudante o desenvolvimento de competências gerais, como por exemplo, interpretação de problemas, raciocínio lógico, pensamento crítico e criatividade, que são competências essenciais para uma educação científica. Mas, somado a isso, complementar e reforçar conteúdos trabalhados em sala de aula”.

Os alunos classificados para próxima fase farão a prova, no horário das 13h às 17h (horário local), no Campus Natal Central/IFRN, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol.

Alunos classificados para segunda fase:

ALICE DE LIMA SILVA

NIEDSON F DANTAS FERNANDES

PEDRO VICENTE DA CCRUZ NETO

SARAH GALVÃO LIMA

Com informações do sítio da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas: http://www.sbfisica.org.br/~obfep/