Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Alunos participam de exposição nacional de ciência e tecnologia

Mostra será realizada de 25 a 29 de maio, em Fortaleza, no Ceará

Publicada em 22/05/2015 Atualizada há 1 ano

Trio está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de estoque para laboratórios de química

Os alunos Álex Santos, Amanda Myris e Bruno Valniery vão representar o Estado na Expo MILSET Brasil 2015, que acontece de 25 a 29 de maio na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza, no Ceará. 

O grupo desenvolve desde o ano passado um sistema de gerenciamento de estoque para laboratórios de química, o LabStocker. As funções do sistema incluem informações sobre materiais de maneira rápida, localização de reagentes em utilização, identificação de responsáveis, controle de entrada e saída, além de notificações sobre diversos status de estoque.

Com sua primeira versão para desktop desenvolvida na linguagem Java, está em andamento a implementação de arquitetura baseada em nuvem, o que permite a integração simultânea de diferentes interfaces e plataformas, incluindo web e dispositivos móveis. O trabalho recebe orientação dos professores Roberto Lima e Rodolfo Costa.

"Um dos grandes diferenciais da aplicação é a facilidade em que os dados poderão ser administrados, uma vez que o usuário poderá acessar o sistema de onde estiver, sendo necessário apenas um navegador de internet para a sua utilização. Além disso, perspectivas futuras incluem a portabilidade para interfaces em dispositivos móveis", explica Lima.

A comitiva do Campus conta ainda com os alunos Brendo Leite, Jackson Josino, Jéssica Brasil, Jordão Cassiano, Larissa Brito, Luiz Fernando Melo, Mateus de Macedo, Maiany Alves e Morgana Freitas, coordenados pelos professores Ailton Torres e Marcus Fernandes.

 

A Mostra

A Expo MILSET Brasil é um evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (MILSET) que visa motivar o intercâmbio entre alunos pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade de uma forma geral. A mostra reúne anualmente projetos de estudantes do ensino fundamental, médio e superior de todos os estados do Brasil, bem como projetos internacionais de diversos países convidados.

Para mais informações, acesse a página do evento.