INCLUSÃO

Professor participa de congresso internacional de direitos humanos

Evento aconteceu de 30 de maio a 1º de junho e serviu para busca de parcerias para o Campus

Publicada em 02/06/2018 Atualizada há 1 ano

"Precisamos mudar as 'configurações humanas' para vencer a desigualidade", comentou Marilson (2º da direita para a esqueda)

O professor Marilson Silvino representou o IFRN no III Congresso Internacional de Direitos Humanos (CONIDIH), que aconteceu de 30 de maio a 1º de junho em Campina Grande/PB. No evento, o educador, que apresentou dois artigos com o aluno Rizzardo Rodérico Pessoa, do Campus EAD, atuou também como coordenador e avaliador de grupos de trabalhos (GTs).

Marilson aproveitou a ocasião para iniciar contatos com Ricardo Bezerra e Flávio Guimarães, integrantes do comitê científico do CONIDIH, na tentativa de buscar parcerias entre seus membros e o Instituto. "É de extrema importância a participação de alunos e docentes em eventos desta natureza, pois é possível criar e estender vínculos acadêmicos e profissionais, além de poder estabelecer conexões institucionais", comentou.

O primeiro trabalho abordou a missão do pedagogo na escola no que diz respeito à efetivação dos direitos humanos; no segundo, os autores utilizam ensinamentos de Paulo Freire em consonância com as teorias de Pierre Bordieu para discutir a fidelidade dos direitos humanos no Brasil.

"A fala sobre direitos humanos permeia todas as áreas do conhecimento, principalmente quando nos propusemos a debater esse assunto nas instituições de ensino, principalmente quando o tema é inclusão para educação nos diversos públicos da sociedade, como deficientes físicos, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social, indígenas, quilombolas e grupos LGBTs. A verdade é que "precisamos mudar as 'configurações humanas' para vencer a desigualidade", como foi tema da Semana do Meio Ambiente do Campus Natal - Zona Norte", completou o professor.