Parceria entre Campus e Governo do RN aproxima mulheres da literatura

Instituto contribuiu como polo de arrecadação dos livros doados à centro socioeducativo

Publicada em 05/08/2019 Atualizada há 1 ano

Vanessa (de crachá) representou o Campus na inauguração da Biblioteca Clara Camarão, no Casemi, Zona Norte de Natal

Antes da inauguração da nova biblioteca do Campus, seus servidores e bolsistas intensificam a participação em iniciativas que vão trazer benefícios à comunidade. Na quinta-feira, 1º de agosto, aconteceu uma delas: a inauguração da Biblioteca Clara Camarão, no Centro Socioeducativo de Semiliberdade Feminino (Casemi), localizado na Zona Norte de Natal.

Na ocasião, a biblioteca do Campus participou como pólo de arrecadação dos livros de literatura e organização técnica do acervo. Segundo a bibliotecária-documentalista Vanessa Cavalcanti, após esta etapa, a proposta é estreitar ainda mais a relação com o Casemi. ""Quando a idealizadora do Projeto A leitura mudas vidas, procurou a instituição para pólo de arrecadação de obras literárias, logo imaginamos a possibilidade de trabalhar em parceria, por meio de um projeto de extensão. Estamos planejando desenvolver atividades que irão permitir a integração com a comunidade do entorno do Campus. Este engajamento é fundamental para uma interferência positiva na sociedade", explicou.

O projeto, que surgiu a partir do Serviço Social do Centro, tem como objetivo primeiro incentivar a prática da leitura com qualidade e, conscientização do ato de ler para a aprendizagem e dos benefícios à vida. Sendo necessária a criação de um espaço favorável, uma biblioteca, afirmou Elisangela Feitosa.

Na visão da profissional, em razão da importância permanente da arrecadação de livros de literatura, ela e sua equipe já entraram em contato com livrarias e editoras para conseguir multiplicar o número de obras. "A Editora do IFRN já fez a sua colaboração, doando produções importantíssimas para o acervo do Centro", completou.

Nesse sentido, a assistente social do Casemi – antes chamado de Seduc – revelou que, sempre que pensa em projetos de intervenção, busca analisar possíveis parcerias que se adequem ao contexto. "Foi com o IFRN da Zona Norte que pudemos expandir nossas ações junto ao projeto. O Instituto, nesta parceria, tem ido muito além de ser mais um espaço de coleta de livros doados: tornou-se um parceiro fundamental para que pudéssemos pensar e planejar atividades integrativas possíveis de serem realizadas, na busca de conhecimento, aprendizagem e, sobretudo, inclusão social. A leitura muda vidas".

extensao