MOCITECZN

Aluna da EJA conquista credenciamento para mostra científica internacional

Lucimar Lima está desenvolvendo um produto biodegradável para o tratamento da pediculose

Publicada em 01/12/2014 Atualizada há 1 ano

Estudante se emocionou ao receber da representante da Mostratec o credeciamento para o evento, realizado em Novo Hamburgo/RS

"A ficha ainda não caiu". Essas são palavras de Lucimar Lima (38), aluna do curso de Comércio na modalidade EJA, ao lembrar do momento que recebeu o credenciamento para a Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), das mãos de Paula Vitória Pires, representante do evento.

A premiação foi entregue na última sexta-feira (26), durante a cerimônia de encerramento da Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN).

Casada e mãe de dois filhos, Lucimar ingressou no IFRN em 2009 com o desejo de adquirir conhecimento para administrar melhor o seu salão de beleza, onde é cabeleireira. Com isso, de início, ela teve de abrir mão de parte do tempo que passava no local e, principalmente, de dinheiro: "Ganhava pouco ou quase nada por mês, pois só podia atender meus clientes nos fins de semana e feriados. Mesmo assim não me arrependo", revela.

Tudo começou com a análise de um problema que ainda hoje aflige várias pessoas, sobretudo, crianças: "Observei que muita gente utilizava ingredientes caseiros no tratamento da pediculose (infestação por piolhos) e que a prática não eliminava os parasitas, somente as lêndeas. Notei também que alguns produtos no mercado poderiam, em caso de má utilização, prolongar o problema ou até causar danos à saúde do paciente", explica Lucimar.

O interesse em investigar o assunto mais a fundo e transformá-lo em um projeto de pesquisa surgiu nas aulas da disciplina de Estratégia Empresarial,  nas quais os alunos teriam de montar o planejamento estratégico para o lançamento de um produto inovador: "Durante as aulas, ela desenvolveu a proposta, que vimos que tinha potencial", comenta o professor Miler D'anjour, coorientador do projeto. Em seguida, a ideia foi apresentada ao professor de Química Roberto Lima, que aprovou a ideia a passou a coordenar a pesquisa.

O projeto consiste no desenvolvimento de um produto para tratamento da pediculose, classificado como um cosmecêutico, o que implica dizer que não é apenas um cosmético, mas que também não tem a ação de um medicamento, ou seja, não mata os parasitas. O produto foi confeccionado com um biopolímero (macromolécula que se caracteriza pela repetição de unidades básicas) biodegradável, atóxico e biocompatível obtido principalmente a partir da carapaça de crustáceos, resíduo abundante na região nordeste.

O polímero é dissolvido em solução levemente acidificada e se transforma em um gel a partir da evaporação do solvente, aprisionando o parasita em todas as suas fases (de lêndea a indivíduo adulto) facilitando a sua remoção.

"A vitória de Lucimar é o resultado de sua dedicação e deixa clara a perspectiva de um futuro brilhante para todos os alunos matriculados em cursos da modalidade EJA, que se empenham e acreditam no pleno envolvimento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão", revela Lima.

De acordo com os coordenadores do projeto, falta apenas verificar a viabilidade mercadológica do produto, novidade no mercado.

A Mostra

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo/RS, que se destina à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico de todo o Brasil. Neste ano, a feira foi realizada de 27 a 31 de outubro.

Conteúdo relacionado:

28/11/2014 - Mostra de Ciência e Tecnologia é destaque na imprensa local

27/11/2014 - Telejornal exibe hoje matéria sobre Semana de Ciência e Tecnologia

20/11/2014 - Professor lança livro na Semana de Ciência e Tecnologia

20/11/2014 - Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia acontece nesta segunda

14/11/2014 - Divulgada programação da Semana de Ciência e Tecnologia

07/11/2014 - Divulgada lista de trabalhos para exposição do Simpósio de Iniciação à Pesquisa

07/11/2014 - Divulgada lista de títulos de projetos finalistas da MOCITECZN

03/11/2014 - Alunos de Eletrônica são premiados em mostra científica nacional

16/10/2014 - Coordenador geral da SC&T é o entrevistado da semana

13/10/2014 - Semana de Ciência e Tecnologia é tema de entrevista de estúdio

02/10/2014 - MOCITECZN fecha parceria para credenciamento em mostra internacional