CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Prazo vai até 24 de outubro. Feira é promovida pelo Campus com apoio do CNPq

Publicada em 30/09/2014 Atualizada há 1 ano

Três eventos em um só é a principal novidade da SC&T 2014

Estão abertas até 24 de outubro as inscrições para a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia do Campus (SC&T), que será realizada de 24 a 28 de novembro no Campus, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Neste ano, a Feira reúne três eventos de cunho científico e tecnológico: a Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN), a II Semana de Licenciatura em Informática (II SELINFO) e o Simpósio de Iniciação Científica do Campus Natal - Zona Norte do IFRN (SIIP).

A expectativa dos organizadores da Mostra é lotar os espaços do evento com estudantes, professores, profissionais da educação, empresários, empreendedores e pessoas de toda a sociedade: "A iniciativa é de grande importância para a consolidação da ciência e da tecnologia e permite maior divulgação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos mais variados institutos de pesquisa e tecnologia do país”, afirma Roberto Lima, coordenador geral da SC&T.

Ainda segundo ele, os visitantes podem esperar um evento de excelente qualidade: "O Campus conta com a infraestrutura necessária, que inclui espaço para realização da Mostra (quadra poliesportiva coberta), auditório, sala de audiovisual e outros locais com suporte multimídia para execução das atividades. No tocante à competência técnica, os colaboradores envolvidos já participaram de comissões de eventos diversos, desenvolvem projetos em várias áreas do conhecimento e têm obtido premiações em mostras nacionais e internacionais de ciência e tecnologia".

Abaixo segue a descrição e o cronograma de cada evento:

MOCITECZN - Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal

A MOCITECZN é um evento de estímulo ao jovem cientista, promovido e organizado por servidores de Campus, onde são desenvolvidas ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Aplicadas e Humanidades.

Durante o prazo de submissão dos projetos, estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o país podem participar desenvolvendo trabalhos científicos ou de engenharia, individualmente ou em grupo (de no máximo três pessoas), mediante orientação obrigatória de um adulto com idade igual ou superior a 21 anos. Além disso, podem participar alunos matriculados no ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

• Submissão de projetos: 29/09 a 24/10/2014;
  • Divulgação dos projetos aprovados: 7/11/2014;
  • Inscrições dos projetos aprovados: 7/11 a 16/11/2014.
  • MOCITECZN: 24 a 28/11/2014.

II SELINFO -  II Semana de Licenciatura em Informática

Em sua segunda edição, a SELINFO apresenta aos participantes o tema "Educação na Era Digital", no intuito de promover discussões relacionadas à iniciação à prática docente necessária à formação do licenciado em Informática.

De acordo com a professora Pauleany Morais, é importante discutir sobre o assunto diante do papel atual das mídias digitais como forma de inclusão educacional e de exposição de informações: "Vamos abordar a temática por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos e grupos de trabalhos que serão apresentados por alunos e professores do curso de Licenciatura em Informática e convidados para a comunidade acadêmica e a sociedade".

Para se inscrever, basta ao interessado ser aluno do curso de Licenciatura em Informática do Campus ou de outra instituição de ensino, profissional da educação ou estudante de graduação de curso da área de Informática.

• Inscrições: 29/9 a 24/10/2014;
  • Divulgação dos resultados de trabalhos, minicursos e banners: 7/11/2014;
  • Inscrições para minicursos: 7 a 24/11/2014;
  • II SELINFO: 24 a 28/11/2014.

SIIP - Simpósio de Iniciação à Pesquisa do Campus Natal - Zona Norte do IFRN

Novidade desta edição da SC&T, o SIIP vai buscar, através de minicursos, palestras, mesas-redondas e exposição de projetos de iniciação científica, incentivar o interesses dos alunos pela pesquisa.

• Submissão de projetos e propostas para minicursos: 29/9 a 24/10/2014;
  • Divulgação dos resultados de projetos, minicursos e banners: 7/11/2014;