Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Licenciatura em Informática é avaliada com Conceito 5 pelo MEC

Visita de avaliação foi realizada no dia 8 de março, pelo INEP, e concedeu o conceito máximo ao curso

Publicada em 20/03/2018 Atualizada há 12 meses

Avaliações classificam a infraestrutura, o corpo docente e a organização didático-pedagógica

O Curso Superior de Licenciatura em Informática do Campus Natal-Zona Norte passou, no dia 8 de março, por avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O resultado foi o melhor possível: o curso recebeu o Conceito 5, que indica "perfil de qualidade excelente", de acordo com relatório do MEC. As avaliações, parte do processo de Renovação de Reconhecimento de Curso, classificam a infraestrutura, o corpo docente e a organização didático-pedagógica.

O professor Francisco Júnior, coordenador da Licenciatura, diz ter recebido o resultado da avaliação com muita alegria: “O curso tem apresentado resultados muito relevantes. Todos eles frutos da atuação de nossos alunos nas escolas públicas da Zona Norte de Natal, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Vamos continuar trabalhando forte para que esse resultado seja mantido”, declarou. Valdemberg Pessoa, diretor-geral do Campus, compartilha a felicidade de Francisco: “Além do cuidado, zelo e atenção aos alunos que temos, do ponto de vista institucional, a nota máxima fortalece o IFRN, porque temos agora mais um curso do instituto a demonstrar a nossa qualidade de ensino. É, de fato, com muita alegria que recebemos a nota”.

Para Fábio Henrique Costa da Silva, aluno do curso e membro do Centro Acadêmico é uma realização de todos ver esse reconhecimento: “Estudo aqui desde 2015 e vivenciei a mudanças e readequações que têm demonstrado um grande empenho para crescimento do curso. Nossa casa hoje está em festa, nossa família ganhou um grande presente, somos referência na área de informática, me orgulho por fazer parte dessa história, de ser parte do Campus Natal-Zona Norte do IFRN”.


O curso

Os profissionais formados no Curso Superior de Licenciatura em Informática têm entre as possibilidades de atuação o ensino de Ciência da Computação nas escolas e de informática nas organizações, a inserção em equipes interdisciplinares desenvolvimento de programas educacionais e de sistemas de controle de educação a distância, por exemplo. O processo de seleção é realizado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo assim distribuídas: 50% das vagas destinadas para ações afirmativas e 50% para ampla concorrência.

No mesmo dia em que o Campus Santa Cruz recebia a visita da equipe do INEP, o Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Currais Novos também era avaliado. Como a Licenciatura, o Tecnólogo também conquistou Conceito 5 do MEC.