COMUNICAÇÃO

Instituto dá dicas de como economizar no consumo com telefonia no Câmpus

Instituição divulga também a lista atualizada de telefones e ramais.

Publicada em 25/04/2013 Atualizada há 1 ano

O VoIP buscar reduzir custos com telefonia no IFRN

Desde novembro de 2012 o Câmpus adota a tecnologia VoIP,  muito antes do anúncio da implantação em todos os câmpus do Instituto, prevista para 1º de maio. O sistema visa proporcionar uma economia no consumo com telefonia, uma vez que a ligação de VoIP para VoIP é gratuita. No entanto, vale salientar que as chamadas para números convencionais e de celular são pagas normalmente.

Ao efetuar ligações telefônicas dos aparelhos VoIP, no âmbito do próprio do Câmpus ou para os demais câmpus do IFRN, deve-se utilizar os números dos ramais em vez dos de telefones comuns. Com isso, a ligação sai sem custo, via rede interna do Instituto.

Para realizar chamadas para números não VoIP do mesmo município, basta discar o número do telefone, sem a necessidade de infomar o DDD. Contudo, se a intenção é ligar de um aparelho VoIP para um não VoIP de outras cidades, deve-se discar o DDD do município e o número do telefone. Por exemplo, se alguém deseja ligar para o (83) 3232-1234, deve dicar 8332321234.

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método que consiste em transformar sinais de áudio analógicos, como os de uma chamada telefônica, em dados digitais que podem ser transmitidos através da Internet ou de qualquer outra rede de computadores baseada em IP (Protocolo de Internet). Uma das vantagens da tecnologia é que uma conexão de Internet pode se tornar uma maneira de fazer ligações telefônicas gratuitamente para outro sistema VoIP.

Para saber os telefones e ramais do Câmpus, clique aqui.

Quer saber os números VoIP dos demais câmpus do IFRN? Acesse o SUAP.