Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Inscrições abertas para projeto que combina literatura e artes visuais

Alunos do Campus e público externo podem se inscrever até este sábado (20)

Publicada em 18/04/2019 Atualizada há 1 ano

Na fase atual, projeto aposta na criação e edição de fanzines, em encontros semanais com produtores de diversas formas de arte

Gosta de escrever, de desenhar ou é apaixonado por literatura e artes visuais? Seguem abertas até 20 de abril as inscrições para o projeto de extensão Malegria, que, na fase atual, vai apostar na criação e edição de fanzines, por meio de  encontros semanais com produtores das mais diversas formas de arte, sejam da escola ou do público externo. No total, serão 20 vagas.

Para se inscrever, clique aqui.

 

Como surgiu o Malegria?

A ideia de criar o projeto surgiu de uma conversa entre a professora Teresa Leôncio e os alunos Davi Greati e Vinicius Silva, do Curso Técnico Integrado em Eletrônica. "Já era um desejo antigo nosso produzir algo para divulgação de nossas artes: eu sou desenhista e eles, poetas", disse a educadora.

Segundo Teresa, a equipe tem centrado esforços para a realização da 1º Fanzine Malegria. "Nos interessamos por esse formato devido à facilidade de editoração e circulação", explicou. Na sua visão, o projeto tem "essa 'pegada democrática' de tornar pública a obra que não foi exposta ainda e estimular o artista a não parar de criar".

Ela ainda deu detalhes sobre a próxima etapa do projeto. "Nossa inspiração inicial e o eixo temático é a ideia do circo: o circo que congrega a alegria, mas que também revela a tristeza clown [que é um palhaço cênico triste], a simbiose do palhaço Pepe e sua antítese da alegria e tristeza misturadas numa única pessoa", concluiu.

 

O que é fanzine?

Fanzine são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais. 

Clique aqui e saiba mais.