Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Fábrica de Software Escola promove apresentação de projetos

Exposição de trabalhos vai acontecer nesta sexta (14), às 14h30min, na sala de audiovisual

Publicada em 11/12/2018 Atualizada há 1 ano

Alunos do TED e SmartGás, destaques na solução de problemas sociais e do cotidiano, ilustram o sucesso do Projeto FaSEs

O projeto de extensão FaSEs – Fábrica de Software Escola – realiza nesta sexta (14), às 14h30min, na sala de audiovisual, a apresentação final de sete grupos de alunos que nele desenvolvem os seus projetos. Cada equipe terá até 15 minutos para exposição do sistema e da solução, somado ao tempo adicional de 10 minutos para perguntas e discussões sobre os trabalhos. A participação será aberta ao público externo.

A Fábrica é um projeto acadêmico que oferece aos estudantes dos cursos da área de tecnologia e afins do Campus a oportunidade de aplicar os conhecimentos de engenharia de software, vistos em sala de aula, para criar soluções reais demandadas pela própria comunidade escolar ou industrial. "Cada aluno, orientado por seus professores, atua no sentido de cumprir demandas que recebem da melhor forma possível, para que os conhecimentos sejam não só aplicados dentro de sala, mas em nível de mercado", comentou o professor Edmilson Campos, coordenador da FaSEs.

Segundo o educador, essa prática contribui para o enriquecimento da formação acadêmica e profissional dos estudantes. "Eles estão tendo a chance de vivenciar experiências acadêmicas mais próximas do ambiente profissional, ao passo que propõem soluções para problemas sociais, dando um retorno à comunidade", completou.


Como funciona?

A Fábrica de Software tem duas divisões principais: a divisão de inovação (que agrupa os projetos de pesquisa) e a divisão acadêmica (com projetos desenvolvidos em sala de aula). Na divisão acadêmica, cujos trabalhos serão apresentados nesta semana, já passaram pela Fábrica 21 projetos desde 2015. Atualmente o FaSEs conta com vários projetos de inovação: FreeAcess, Pocketchef, epuppy, SmartGás e TED são alguns deles.

 

Trajetória de sucesso

Um desses projetos que começou no FaSEs foi desenvolvido pelos estudantes Gabriel Medeiros e Matheus dos Santos e teve grande repercussão dentro e fora do Instituto. Trata-se do SmartGás, um aplicativo móvel para monitoramento de gás de cozinha, responsável por processar informações referentes ao botijão, para controle do consumo doméstico. Dados como peso atual e ocorrência de vazamentos são coletados por meio de um suporte inteligente, que pesa o botijão, e de um sensor capaz de identificar vazamentos, que envia essas informações ao app pela internet, em tempo real.

Outro projeto de destaque da Fábrica foi o TED Saúde, desenvolvido por Davi Carvalho e Felipe Morais, que criaram um terminal educativo digital, para educar pessoas, de forma interativa, nas salas de espera de unidades básicas de saúde e clínicas médicas. O terminal é composto por uma TV e um sensor kinect acoplado, que é capaz de reconhecer o momento do paciente e interagir com ele por meio de jogos educativos e campanhas de saúde. Ambos os projetos receberam orientação dos professores Alba Lopes e Edmilson Campos.

 

Quais projetos vamos ver na sexta?*

 

*em breve, mais detalhes sobre cada um.

 Para conhecer mais sobre os projetos, acesse a página do projeto: http://fases.ifrn.edu.br ou este artigo publicado.