Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SUSTENTABILIDADE

Extensionistas expõem projeto sobre reaproveitamento de eletrônicos

Desenvolvido no Campus desde 2013, E-Lixo foi um dos destaques de congresso na UFRN

Publicada em 02/07/2018 Atualizada há 1 ano

Rafaela Costa e Ayrton Rocha, extensionistas do E-Lixo. Foto: Alberto Medeiros

Na última semana, de 28 a 30 de junho, a UFRN sediou a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que busca discutir os desafios da extensão universitária no Brasil, propiciando a discussão sobre os Contextos e Potencialidades da Extensão. Entre os projetos apresentados, um dos destaques foi o E-lixo – recondicionamento e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. O trabalho é coordenado pelo professor Ailton Câmara e desenvolvido por alunos dos cursos de Eletrônica e Informática para Internet, através da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto. 

O projeto nasceu em 2013 voltado para a manutenção de fontes de computadores e hoje tem por finalidade amenizar os danos ambientais causados pelo lixo eletrônico, prolongando a vida útil dos equipamentos de informática. Para isso, recebe eletrônicos danificados com o objetivo de recuperá-los. As peças de aparelhos que não podem ser recuperados são aproveitadas em outras situações, como material para construção de robôs.

São ministrados ainda minicursos para os alunos, com foco em lixo eletrônico e consertos de fontes de alimentação, oferecendo também assistência em escolas a fim de prestar serviços em manutenção de laboratórios. Além disso, o projeto atua na conclusão da prática profissional dos alunos. Os concluintes dos cursos de Comércio, Eletrônica e Informática do Campus têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, colaborando com as atividades do E-Lixo.  

Os resultados do trabalho já foram apresentados em congressos em Moscou, Rússia, Colômbia e Portugal. De acordo com o extensionista Ayrton Rocha, o consumismo por aparelho eletrônico gera grande impacto ambiental na natureza pela falta de orientação aos consumidores sobre como descartar os resíduos eletrônicos. “Normalmente, as pessoas trocam os aparelhos eletrônicos em pouco tempo de uso por problemas simples, e o E-Lixo atua como forma também de orientar os consumidores sobre como realizar o descarte ecologicamente correto. É importante utilizar de forma consciente os equipamentos eletrônicos, prolongando a vida útil dele, a fim de evitar que seja descartado no meio ambiente”, afirmou.