EVENTO
Debate em Cena discute sobre doutrinação nas escolas nesta sexta-feira (4)
Discussão terá início às 15h, no auditório, e é aberto à comunidade escolar
Publicada em 03/11/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:02

O Projeto Debate em Cena realiza, nesta sexta-feira (4), no auditório, a primeira roda de debates da sua segunda etapa. Na oportunidade, o Campus vai promover a discussão sobre o tema "Doutrinação nas Escolas: existe?". O evento começa às 15h e é aberto à comunidade escolar e ao público externo.
Como debatedores, estarão presentes o deputado federal Rogério Marinho; a professora de Direito Constitucional da UNP, Grazielly Fontes; o professor de Educação do Campus Natal-Central, Dante Moura; e o professor de Sociologia do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira. A mediação ficará por conta de Roberto Fonseca, professor de Sociologia e mestre em Antropologia pela UFMG.
Com questões atuais e bastante discutidas na sociedade, o projeto tem levado jornalistas, cientistas sociais, políticos e professores a debater sobre o cotidiano brasileiro e, em especial, o natalense. "Nossa ideia é levar à comunidade debates que tragam luz sobre variados temas políticos, alguns deles profundamente vinculados à nossa realidade social, histórica, cultural e política e, deste modo, à nossa constituição como sociedade", explicou o professor Luiz Roberto Alves, que é doutor em Filosofia pela UFRN.
O projeto, que acontece desde 2015, hoje conta com a colaboração pelos professores Luiz Roberto Alves, Sérgio Trindade, Luiz Henrique Felício, Roberto Fonseca e do jornalista Neiryvan Maciel.
Chegue cedo
É necessário comparecer com antecedência ao auditório para garantir um assento. O espaço possui 120 lugares.
Transmissão
O debate será transmitido na íntegra no canal do Campus Natal - Zona Norte no YouTube.
DEBATEDORES
Dante Henrique Moura
Graduado em Engenharia Elétrica (UFRN) e doutor em Educação (Universidad Complutense de Madrid) é professor há três décadas do IFRN, onde além de lecionar em sala de aula exerceu várias funções administrativas. Coordenou inúmeros processos e projetos no Instituto, entre os quais o que resultou na criação do Programa de Pós-Graduação em Educação e o redimensionamento do Projeto Político-Pedagógico da Instituição (2004-2016).
Atualmente, dedica-se à pesquisa e ao ensino, como professor-colaborador, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, e nas licenciaturas e no mestrado em Educação do IFRN, do qual também é coordenador.
Flávio Ferreira Freire
Graduado em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social, ambos pela UFRN, e doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, é professor do IFRN, onde, além da sala de aula e da pesquisa, exerce a função de diretor acadêmico do Campus Canguaretama.
Tem vasta experiência de pesquisa na área de antropologia, com ênfase em antropologia social, com atuação nos temas de identidade, etnicidade, festa, religiosidade e patrimônio imaterial.
Grazielly Fontes
É graduada em Direito, especialista em Direito Civil e Processo Civil e mestra em Direito Constitucional, todos pela UFRN. Atualmente cursa doutorado em Ciências Jurídico-Política pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, Portugal, e leciona Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional na UNP e na Faculdade Maurício de Nassau.
Rogério Simonetti Marinho
Professor, economista e ex-vereador em Natal, atualmente está no terceiro mandato de deputado federal. Na Câmara de Deputados, foi relator do novo Fies e apresentou projeto que deu origem ao Instituto Metrópole Digital (IMD), inicialmente pensado para funcionar vinculado ao governo do estado e que, com aporte de R$ 45 milhões de reais, foi repensado e entregue à UFRN, instituição que teria mais condições para geri-lo e transformá-lo em realidade.
Atualmente em seu terceiro mandato, Rogério Marinho é autor de uma das propostas mais polêmicas enviadas ao Congresso Nacional nos últimos anos, o que tipifica o crime de assédio ideológico e que tem lhe rendido inúmeros convites para que possa debatê-lo em vários estados do Brasil.
REGRAS DO DEBATE
Participação dos debatedores
- Cada debatedor terá 12 minutos iniciais para fazer suas considerações sobre o tema;
- Finalizada a etapa de apresentação de ideias, o mediador fará algumas perguntas, com foco nos pontos de tensão entre as falas de cada debatedor;
- O debatedor interpelado responderá ao questionamento e, caso surjam novos pontos de tensão, o mediador poderá solicitar a participação de outro debatedor;
Perguntas do público
- 1 minutos para cada pergunta;
- 2 minutos para a resposta do debatedor citado na pergunta;
- O mediador pode, durante a resposta, surgido algum ponto de tensão, solicitar a participação de um outro debatedor.
O Projeto
Esta é a primeira edição do Debate em Cena do semestre letivo 2016.2. O projeto retomado agora, contudo, é parte integrante do desenvolvimento das disciplinas Filosofia, História e Sociologia dos cursos técnicos na forma integrada do Campus Natal – Zona Norte do Instituto. Ainda no ano letivo 2015, os debates versaram sobre:
- Ética na Política ou Ética da Política?;
- Mídia e Opinião Pública;
- Deus Existe?;
- Entre a Esquerda e a Direita;
- 1964: Golpe ou Revolução?;
- Seria a Democracia uma Ditadura?;
- O "Jeitinho Brasileiro": da Corrupção Cultural à Corrupção Política.
Serviço
Quem: Rogério Marinho, deputado federal; Grazielly Fontes, professora de Direito Constitucional da UNP; e os professores Dante Moura e Flávio Ferreira, do IFRN.
Quando: 04/11/2016, 15h
Onde: auditório do Campus Natal - Zona Norte do IFRN
O que: debate sobre Doutrinação nas Escolas.
Conteúdo relacionado:
26/10/2016 - Debate em Cena inicia nova temporada com discussão sobre doutrinação nas escolas
20/10/2016 - Projeto inicia temporada com discussão sobre doutrinação nas escolas