Ciclo de palestras do TRE-RN em parceria com o IFRN é destaque na TV

Matéria do RN TV 2ª edição exibiu primeiro de quatro momentos temáticos da ação: corrupção

Publicada em 13/04/2018 Atualizada há 1 ano

"Se eu encontrei uma nota de dinheiro no chão, eu tenho que encontrar o dono", citou Felipe como exemplo para combater corrupção do dia a dia

O telejornal RN TV 2ª Edição, da InterTV Cabugi, afiliada local da TV Globo, exibiu nessa quarta-feira (11) uma matéria sobre um ciclo de palestras acerca de um tema bem atual em ano eleitoral: "Democracia e educação: discutindo as eleições 2018". A ação, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral, unidade administrativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), em parceria com o IFRN, aconteceu no auditório na tarde de quarta, reunindo, principalmente, alunos ingressantes dos cursos técnicos integrados.

Um dos temas abordados no primeiro de quatro momentos, que serão realizados semanalmente no Instituto, foi a corrupção e a falta de ética não só nos gabinetes parlamentares, mas no cotidiano do cidadão comum. "Corrupção é toda atitude pequena. Se eu encontrei uma nota de dinheiro no chão, eu tenho que encontrar o dono. Isso são as pequenas corrupções", disse o aluno Felipe Garcia à equipe de reportagem.

Por sua vez, a estudante Kauane Cristine citou uma situação corriqueira da escola em que estudava. "A fila da cantina era enorme, aí eu tinha umas amigas que sempre furavam a fila e me chamavam pra fazer isso. E até fiz isso algumas vezes, mesmo sabendo que é errado. É uma coisa de que me arrependo muito", admitiu à jornalista.

"Com esse trabalho nas escolas nós buscamos sensibilizar os jovens quanto à importância do combate à corrupção no dia a dia dentro da escola, que são condutas que se manifestam muitas vezes, por exemplo, ao colar na prova, furar fila no intervalo, colocar o nome no trabalho sem ter feito nada, e a partir disso melhorar a formação ética dessa próxima geração", comentou Sólon Almeida, secretário da Escola Jurídica do TRE-RN.

Para assistir à matéria, clique aqui.

Grêmio como ponte entre Tribunal e Campus Natal - Zona Norte

Coube ao Grêmio Estudantil Paulo Freire a missão de procurar o TRE-RN para trazer o ciclo de palestras para o Campus. "Entramos em contato com o Tribunal e Direção-Geral nos apoiou bastante para tornar viável a ação, que vai agregar conhecimento à formação política do aluno nessa fase de tanta influência e em meio a tantos problemas e polêmicas no campo político", comentou Tabita Silva, atual presidente da agremiação.

De acordo com a representante dos estudantes, como será a primeira vez que vários alunos terão direito ao voto, "buscamos trazer informações atreladas à questão da conscientização do voto, corrupção jurídica e escolar, reforma política e do sistema eleitoral, das fake news (notícias falsas) e da segurança das urnas eletrônicas. Tudo isso será objeto de debate em outros três encontros semanais", completou.

Quais os temas e datas dos próximos encontros?

Os próximos momentos serão realizados no auditório, de 8h50min às 10h20min e de 14h50min às 16h20min, com temas e datas listados a seguir:

• 26/04/2018 - Desafios da democracia brasileira e a reforma política: Eleições 2018 (por Wlademir Soares Capistrano)
  • 04/05/2018 - O poder das mídias sociais nas eleições (por Érika Zuza)
  • 15/05/2018 - Sistemas eletrônicos de segurança das eleições no Brasil (por Marcos Maia)