Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

Alunos de Comércio participam de exposição científica em Minas Gerais

Mostra foi realizada entre os dias 19 a 20 de outubro, na cidade de Belo Horizonte

Publicada em 21/10/2016 Atualizada há 1 ano

"Foi a oportunidade de mostrar os resultados ao público e receber o feedback de muitos empresários", revelou Pedro

Um grupo de alunos do curso técnico em Comércio participou, entre os dias 19 a 20 de outubro, IV Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas 2016 (FEBRAT), uma das principais mostras científicas do estado de Minas Gerais. 

No local, havia representantes de dois trabalhos. No primeiro, intitulado "Estudo da percepção dos usuários de Wi-Fi", Pedro Afonso e Isabelle Leite, sob orientação da professora Marlene Medeiros, analisaram se o serviço de Internet Wi-Fi oferecido por três organizações distintas atendeu as expectativas dos usuários. Para realizar o estudo, a dupla utilizou a Escala SERVQUAL, instrumento que pode ser usado para medir a qualidade percebida.

"Ficamos muito felizes, pois foi a oportunidade de mostrar os resultados ao público e receber o feedback de muitos empresários, que fizeram considerações revelantes que vão nos ajudar a melhorar o trabalho", revelou Pedro.

No segundo trabalho, Luana Monte e Alice Nascimento, sob a orientação do professor Alexandre Magno, avaliaram o perfil do empreendedor da Zona Norte de Natal. Na pesquisa, baseada no livro "Empreendedorismo na prática", de José Dornelas, as estudantes buscaram traçar um perfil desses empreendedores e produziram um material que identifica quem são e como trabalham os empresários nas proximidades do Campus.

 

O evento

A IV FEBRAT é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), implantado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em âmbito nacional. Este ano teve como tema: “Ciência alimentando o Brasil”.

Participaram da feira estudantes da Educação Básica e Técnica, regularmente matriculados, respectivamente, nos colégios de aplicação e nas escolas técnicas públicas e privadas.