CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Alunos do Campus conquistam prêmios e credenciamentos na Secitex

Cerimônia de premiação aconteceu na manhã de sábado (21) no Campus Santa Cruz

Publicada em 23/11/2015 Atualizada há 1 ano

Iago e Maraysa receberam credenciamento para a Infomatrix, que acontece no próximo ano em Lages/SC

Os alunos do Campus voltaram mais uma vez de um evento científico com medalhas e credenciamentos na bagagem. Desta vez, a façanha aconteceu na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), realizada no Campus Santa Cruz entre os dias 18 e 21 de novembro.

Entre eles estava a dupla Iago Souza e Maraysa Araújo, que comemorou bastante o primeiro lugar da categoria engenharia na III Mostra Tecnológica, o segundo lugar geral no evento e o credenciamento para a Infomatrix, mostra de tecnologia que acontece no próximo ano em Lages, Santa Catarina.

Os jovens desenvolveram um robô movido a energia solar que ajuda usuários de cadeira de rodas a se locomoverem em locais com muita areia, como a praia. Eles ficaram conhecidos nacionalmente após conquistar o prêmio máximo de R$ 30 mil no quadro Jovens Inventores, do Caldeirão do Huck. Antes disso, o projeto já havia sido premiado em eventos científicos nacionais e internacionais importantes, como o IX Concurso Latino-Americano de Projetos de Computação, realizado em 2014 no México, onde foi escolhido como melhor trabalho da área de engenharia.

Mais estudantes do Campus voltaram de Santa Cruz felizes da vida. Victor Nascimento, Rodrigo Machado e Yuri Sales obtiveram o segundo lugar na categoria engenharias da III Mostra Tecnológica, o terceiro lugar geral na feira e o credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada na cidade de São Paulo em 2016.

O trio criou um dispositivo para ajudar deficientes visuais a utilizarem o transporte coletivo com mais independência. "Nossa intenção é colocar um transmissor em cada ônibus, que vai enviar dados como linha e destino. Essas informações vão ser recebidas por um receptor e, logo em seguida, vão ser repassadas ao usuário através de um dispositivo sonoro, que vai-lhe informar quando o veículo estiver se aproximando", explicou Victor.

Segundo o aluno, o dispositivo é bem fácil de usar. "Quando alguém com deficiência visual quiser pegar um ônibus, é só pressionar um botão que vai enviar um sinal de volta para o transmissor, e o motorista vai saber que existe alguém nessas condições na parada", complementou.

Para ver todos os prêmios do Campus na Secitex, clique aqui.

A Solenidade de Encerramento

A cerimônia de premiação contou um auditório lotado por alunos e servidores de todos os campi, em clima de festa. O evento teve início na quarta-feira (18) e foi uma mostra dos trabalhos científicos e culturais desenvolvidos na Instituição, reunindo o XI Congresso de Iniciação Científica (Congic), o III Simpósio de Extensão, a III Mostra Tecnológica, a I Olimpíada de Robótica, a V Exposição Tecnológica, Científica e Cultural do Campus Santa Cruz (Expotec) e o I Encontro dos Professores de Informática do IFRN.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e a de Extensão, com a organização do Campus Santa Cruz, a Secitex entregou no seu encerramento cerca de 60 premiações, além de oito destaques concedidos pela Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec). Com um esforço de um grupo de cerca de 300 pesquisadores avaliadores, foram analisados aproximadamente 600 trabalhos durante os dois dias de exposição de projetos. "Só temos a agradecer a todos os que contribuíram para conseguirmos entregar os resultados ainda no encerramento da Secitex", comentou o professor João Teixeira, coordenador geral do evento.

Para Samira Delgado, membro da comissão organizadora, foi um grande prazer trabalhar com uma equipe de pessoas envolvidas completamente com o evento. "Só temos a agradecer aos professores e técnicos-administrativos do Campus Santa Cruz e da Reitoria, os alunos monitores e também os servidores terceirizados, que se empenharam dia e noite durante a Secitex", destacou.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, revelou o orgulho de ver a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no IFRN. "Há trabalhos de alunos do ensino médio do Instituto que não deixam a desejar em nada a pesquisas feitas em universidades. Tenho certeza que poderiam ser publicados nas mais importantes revistas de divulgação científica do mundo", disse.

A próxima Secitex será realizada no Campus Parnamirim, de acordo com a aprovação da proposta de candidatura apresentada por Ismael Felix Coutinho Neto, diretor do Campus, durante a cerimônia de encerramento. Após a entrega dos prêmios e o anúncio do local de realização da próxima edição, houve ainda o show da Banda de Metais do Campus Natal-Central.

Para ver a relação completa da premiação, clique aqui.

Conteúdo relacionado:

19/11/2015 - Alunos e professores do Campus participam do maior evento científico do IFRN

13/10/2015 - Criadores do projeto Crab contam caso de sucesso na abertura oficial da Secitex

13/10/2015 - Projeto Crab é destaque em telejornal da TV Ponta Negra

09/10/2015 - Telejornal exibe matéria com alunos do projeto Crab nesta segunda (12)

05/10/2015 - Criadores de robô premiado na TV são destaque do Jornal Tribuna do Norte

28/09/2015 - Alunos conquistam prêmio de 30 mil reais no Programa Caldeirão do Huck

25/09/2015 - Alunos participam neste sábado (26) do Programa Caldeirão do Huck

25/09/2015 - Telejornal do IFRN exibe matéria com alunos que participam do Caldeirão do Huck

01/09/2015 - Alunos participam do Programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo

25/03/2015 - Alunos conquistam primeiro lugar em mostra científica no México

24/03/2015 - Alunos representam o país em mostra científica no México