Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Aluno é premiado com credenciamento para evento internacional

Magno terá direito de participar em junho deste ano da Genius Olympiad, em Nova Iorque, EUA

Publicada em 04/04/2017 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Jovem desenvolve pesquisa na qual utiliza agro-resíduo oriundo da casca do coco verde para tratamento e purificação da água

A ficha ainda não caiu para Magno Matheus do Nascimento, aluno do 4º ano de Eletrônica do Campus Natal - Zona Norte. Ele voltou na última semana de São Paulo, onde conquistou o 2º lugar da Categoria Ciências e Exatas e da Terra na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada a maior do Brasil para alunos não universitários no mundo científico. 

Só que Magno não se contentou somente com representar o Campus, que contou com estudantes no evento pelo quinto ano consecutivo. Na bagagem, o estudante trouxe o credenciamento para o seu primeiro evento internacional: a Genius Olympiad, competição que será realizada entre os dias 13 e 17 de junho em Nova Iorque, Estados Unidos. 

"Fiquei muito feliz quando soube que ia participar da Febrace, conhecer São Paulo... Ia ter o Brasil todo lá, então não criei expectativas. Quando recebi o prêmio da categoria, fui da dormência à euforia! Quanto ao credenciamento, que veio após o encerramento do evento, foi tão inesperado que ainda não consigo acreditar", revelou o aluno.

O jovem, que tem um dos maiores índices de rendimento acadêmico da turma, desenvolve pesquisas na escola há cerca de 18 meses, utilizando agro-resíduo (oriundo da casca do coco verde) para tratamento e purificação da água. O sucesso de seu trabalho o credenciou como bolsista em editais da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN e do CNPq, assim como para participação em eventos de alcance regional, nacional e internacional.

Na visão do professor Roberto Lima, orientador da pesquisa, participar de feiras científicas como a 15ª Febrace é muito positivo para os alunos e o Instituto. "Além da sempre importante visibilidade institucional, podemos destacar a oportunidade de troca de experiências com estudantes e professores pesquisadores do Brasil e do mundo, ampliando contatos e parcerias com instituições e empresas".
 
A pesquisa

Segundo o pesquisador, o trabalho é inédito. "Na busca do aproveitamento de biomassa, cada vez mais abundante no país, realizamos ensaios físico-químicos com o pó obtido da casca do coco verde, que apresenta morfologia porosa e rica em grupos carboxila, hidroxila e carbonila, dentre outros grupos funcionais ativos capazes de atuar na adsorção de cátions metálicos", explicou.

No trabalho foram desenvolvidos estudos para verificar a eficiência desse pó no abrandamento da água dura (salobra). "O pó vai dar destino nobre e de caráter sustentável ao agro-resíduo que, depositado de forma irregular no ambiente, propicia, dentre outros problemas, a proliferação de vetores indesejáveis causadores de doenças", complementou o professor.
 
A Febrace

Os projetos podem ser apresentados por estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o país. Cada grupo pode ser composto por até três alunos e um adulto orientador, além de se encaixar em uma das categorias avaliadas. 

Na mostra, os trabalhos são avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. Os autores dos melhores trabalhos ganham troféus, medalhas e certificados, além de prêmios concedidos pelos parceiros do evento.

Para saber mais sobre a Feira, clique aqui.


Conteúdo relacionado:

22/03/2017 - Aluno representa RN em feira de ciências e tecnologia da USP

04/10/2016 - Alunos ficam com os primeiros lugares de suas categorias na Fenecit 12

28/09/2016 - Alunos participam de uma das principais mostras científicas do Nordeste

24/05/2016 - Jovens conquistam prêmios em mostra nacional de ciência e tecnologia

17/05/2016 - Alunos representam o estado em mostra tecnológica no Ceará