Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Aluno apresenta resultados de pesquisa em conferência em Portugal

Projeto recebeu contribuições de estudantes de Licenciatura e bibliotecárias do Instituto

Publicada em 09/10/2018 Atualizada há 1 ano

"Pude conversar com profissionais da área, discutir soluções e encontrar novos caminhos para o projeto", comentou Leonardo

O aluno de Licenciatura em Informática Leonardo Brunno de Lima apresentou o projeto de pesquisa "Viabilidade de migração de dados do SUAP para o Repositório Institucional do IFRN: um estudo para interoperar sistemas" na Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (ConfOA), realizada de 2 a 4 de outubro, em Lisboa, Portugal. 

"Poder apresentar a nossa pesquisa numa conferência internacional foi de grande valia para meu desenvolvimento acadêmico, pois pude conversar com outros profissionais da área, discutir soluções e encontrar novos caminhos para o nosso projeto de pesquisa", afirmou Leonardo.

O projeto, aprovado pelo Edital nº 01/2018 da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN (Propi), tem como tema central a interoperabilidade, que é a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não), entre sistemas heterogêneos. 

"Isso é possível através da investigação para promover a viabilidade de importação de metadados e objeto digital do SUAP para o repositório institucional do IFRN, o Memoria", explicou Vanessa Cavalcanti, bibliotecária do Campus Zona Norte, orientadora do trabalho. Assim como ela e o estudante, participam da pesquisa Anderson Silva e Sérgio Siqueira, de Licenciatura em Informática, e Bruna Nascimento, bibliotecária do Campus Avançado Lajes.

Em sua nona edição, a conferência reuniu as comunidades brasileiras e portuguesas que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o Acesso Aberto ao conhecimento e a ciência aberta, para promover a partilha, discussão de divulgação de conhecimentos e práticas a respeito dessas temáticas, em suas várias dimensões e perspectivas.

Para mais informações, clique aqui.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas