Por uma aula diferente

Curso oferecido a docentes e concluintes em licenciatura do IFRN propõe capacitar educadores com didáticas alternativas para ministrar aulas

Publicada em 09/12/2011 Atualizada há 1 ano, 1 mês

As disciplinas de cálculo e fórmula são consideradas verdadeiros tabus para muitos estudantes e até mesmo para os professores que se deparam com o grande desafio de passar o conhecimento adquirido durante a faculdade para seus aprendizes na sala de aula. Mas essa regra pode virar exceção, pelo menos para os 20 participantes do curso de Coordenação e Facilitação de Grupos Para Educadores, ministrado pelas professoras e psicólogas Monique Leitão (Campus Cidade Alta) e Nívia Lopes (Campus Nova Cruz).

O objetivo é desenvolver habilidades de condução de grupos e uso de técnicas para tornar mais eficazes os espaços de discussões entre profissionais e para facilitar o processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno. O curso, com certificação e carga horária de 160h, é destinado a professores, equipe pedagógica e alunos concluintes dos cursos de Licenciatura do IFRN – Campus Natal Central.

O curso já passou por uma etapa teórica e durante esta semana até o dia 22 de dezembro todos os encontros se realizarão com aulas práticas, nas quais os participantes ministrarão aulas alternativas com dinâmicas e brincadeiras que fujam da forma tradicional de dar e assistir aula, que conhecemos.

Após a finalização da etapa presencial, a etapa à distância será destinada a elaboração de trabalhos que serão apresentados durante um seminário previsto para março de 2012. Segundo Nívea, a próxima turma será formada a partir de janeiro.

DINÂMICA

Durante a tarde de ontem, acompanhamos a aula de Física de Wenna (concluinte de licenciatura do IFRN). Seguindo as instruções das professoras, ela bolou uma dinâmica bem interessante com os demais cursistas, seguido de um debate em círculo entre eles para entender a experiência e obter o resultado final, que era a fórmula da pressão: P = F/A.

O resultado da aula foi bastante positivo, Wenna foi elogiada pela técnica que utilizou para explicar que quanto maior é a pressão exercida por um corpo, menor será a área de contato e vice-versa. Os participantes acharam a dinâmica muito interessante, e muitos deles conseguiram compreender que a Física não é algo de outro planeta, mas na verdade está presente e faz parte de cada momento das nossas vidas.