TEATRO

Textos de Nelson Rodrigues e Chico Buarque são encenados no IFRN Cidade Alta

Os espetáculos Ópera do Malando e Bonitinha, mas Ordinária serão apresentados nesta quinta-feira (17), junto a programação de aniversário do campus

Publicada em 16/09/2015 Atualizada há 1 ano

Em sua programação de aniversário o IFRN Cidade Alta apresenta dois espetáculos cênicos desenvolvidos por alunos do campus Natal-Central. Nesta quinta-feira (17), as companhias teatrais Cosmopolitas e Libertinos, formadas por alunos da instituição, apresentam as montagens de Ópera do Malando, de Chico Buarque e Bonitinha, mas Ordinária, de Nelson Rodrigues.

O grupo Cosmopolitas abre a noite, às 18h, com “Ópera do Malandro”. A história se passa na década de 40 e aborda a influência da Segunda Guerra Mundial no cotidiano dos brasileiros. Segundo o professor Leandro Cavalcante trata-se de uma crítica à sociedade da época e seus preconceitos, com relação às classes sociais, prostitutas e travestis. “A ideia é levar o público a pensar sobre a ainda preconceituosa sociedade atual”.

Dando sequência à programação, o grupo Libertinos apresenta o espetáculo Bonitinha, mas ordinária. O drama cômico é a única peça com final feliz na vasta obra de Nelson Rodrigues, e uma afirmação da necessidade da ética, do amor e da civilidade. O Libertinos recentemente foi selecionado pelo II Circuito de Teatro Escolar, promovido pelo Grupo de Teatro Eureka.

O processo de criação coletiva promove uma maior integração dos grupos. As montagens seguem pressupostos do teatro épico de Bertolt Brecht, ao se tentar discursar seus ideais para o público. Os espetáculos tem entrada gratuita e serão apresentados a partir das 18h, com oitenta lugares para o público em geral, e 70 cadeiras reservadas para alunos do campus.