Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

documentário

Sistema prisional brasileiro é tema debate em evento no IFRN Cidade Alta

O Cine-Debate vai tratar da polêmica sobre o sistema carcerário e sua privatização.

Publicada em 13/03/2017 Atualizada há 1 ano

documentário nacional da Agência Pública “Quanto mais presos, maior o lucro”

Nos primeiros dias de 2017 o caos no sistema penitenciário brasileiro tomou conta dos noticiários. A crise na Penitenciaria Estadual de Alcaçuz se transformou no símbolo do problema carcerário existente no pais. Para discutir esse assunto urgente acontece, nessa sexta-feira (17), o Cine-Debate “Sistema Prisional e Privatização”. O evento que começa às 16h30, no auditório do IFRN Cidade Alta, conta com a participação de Juliana Melo que é antropóloga e professora da UFRN.

Na oportunidade será exibido o documentário nacional da Agência Pública “Quanto mais presos, maior o lucro”, seguido por um debate com a professora convidada. O objetivo é relacionar o tema urgente ao conteúdo trabalhado em sala de aula. A iniciativa partiu do professor de sociologia Felipe Gameleira. “Eu estava trabalhando o assunto de Política e Poder junto a turma do terceiro ano e o assunto surgiu. Depois eu percebi que os professores Alfredo Marques, filosofia, e Juciara Freitas, sociologia, também debatiam a questão em sala. Então transformamos em uma atividade interdisciplinar”

A Professora Juliana, convidada para mediar o debate, desenvolve duas pesquisas na área. Uma sobre a “perspectivas do cárcere a partir da visão de familiares e de mulheres identificadas como visitantes e "mulas" nas redes do tráfico de drogas”, e a outra intitulada “Etnografias do Sistema Prisional e Judiciário II: tráfico de drogas e criminalidade em perspectiva”.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições acontecem no local, e os participantes recebem certificado de participação.