Relaxar e dialogar para aprender

Projeto é incluído no Banco de 30 Práticas Inspiradoras, da Plataforma Integrada do MEC

Publicada em 21/05/2018 Atualizada há 1 ano

“Relaxar e dialogar para aprender” é o trabalho desenvolvido no campus pela professora Carolina Corado, incluído no Banco de 30 Práticas Inspiradoras, da Plataforma Integrada do Ministério da Educação (MEC).

A professora aplica técnicas de meditação aos estudantes em sala para aliviar a tensão e facilitar o aprendizado de biologia, priorizando a construção de diálogos e o protagonismo do aluno. “Percebi que eles tinham um componente de ansiedade forte, limitante para o desenvolvimento em sala de aula”, conta Carolina.

O contato com estudos do Instituto do Cérebro de Natal, referência em neurociência, ajudou a professora se aproximar de técnicas comuns à meditação e ao mindfulness, ou à busca da “atenção plena”, que auxiliassem os alunos. A ideia da prática era que cada um deles pudesse conhecer-se melhor, reconhecer estados de ansiedade e assim aprender a cuidar da própria saúde, tanto física quanto emocional.

“Todo o projeto foi trabalhando ansiedade. Queria fazê-los entender que aprendiam de acordo com o interesse deles”, diz Carolina. “Eu avalio o salto de desenvolvimento que eles dão. Se o aluno não conseguia escrever um parágrafo no começo e depois conseguiu pôr a ideia no papel, para mim está ótimo”, explica.

Na realização da prova escrita, Carolina usou recursos para aliviar a tensão pré-teste, imprimindo os exames em papel azul, inseriu na sala de aula uma bola de Pilates e não atribuiu pontos às questões, apenas descreveu as habilidades esperadas na resolução delas.

Segundo os organizadores da plataforma do MEC, "O objetivo do Banco de Práticas inspiradoras é promover uma reflexão ampla sobre o papel dos professores, inspirar os docentes a desenvolverem práticas inovadoras e ajudá-los na implementação da Base em suas realidades, bem como valorizar o trabalho destes profissionais pelo Brasil."