Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Educação

Estudantes do campus criam jogos educativos voltados para alunos do ensino fundamental

A proposta é apresentar uma maneira descontraída de aprender

Publicada em 10/04/2017 Atualizada há 1 ano

Um trabalho interdisciplinar propôs um desafio diferente no primeiro semestre de aula para alunos do Técnico Integrado em Multimídia do IFRN Cidade Alta: desenvolver diversos tipos de jogos voltados para alunos do ensino fundamental. 

Nascida de uma conversa sobre atividades mais dinâmicas e desafiadoras para os novos estudantes de multimídia, a proposta dos professores Iracyara Assunção (educação física), Vanessa Moura (fotografia) e Leandro Cavalcante (Artes), engajou a turma a trabalhar em grupos. Durante dois meses, eles se emprenharam na criação de mais de dez jogos.

A proposta era que os jogos unissem atividade física e conteúdo educacional, com finalidades práticas, como: treinamento, fixação de conteúdos ou aprendizado de temas específicos. “Eles elaboraram projetos de jogos didáticos, com instruções, regras, público-alvo e explicações relacionadas ao conteúdo”, explicou o professor Leandro Cavalcante.

Enquanto os estudantes desenvolviam seus projetos, os professores mostravam como as disciplinas se relacionavam nos processos de criação e desenvolvimento. A Educação Física trazendo os elementos do lúdico e das práticas corporais; a Arte, com o Design e construção de narrativas; e a fotografia com foco registro de todo o processo. “A intenção pedagógica é a busca, pelo estudante, de aprofundamento sobre as diferentes manifestações do corpo e do movimento, isso favorece a participação destes alunos em outras práticas corporais”, pontuou a professora Iracyara.

A professora Vanessa visualizou no registro dessa experiência uma forma de tratar os fundamentos técnicos da fotografia com seus alunos, “Eles conseguiram registrar as atividades e ao mesmo tempo colocar em prática o que estavam vendo nas aulas sobre o tempo de exposição e sua relação com entrada de luz na câmera no registro do movimento” e complementou, “a atividade permite que os estudantes enxerguem um propósito na prática fotográfica e apliquem seus conhecimentos no registro dos jogos que eles desenvolveram”.

Para a aluna Sabrina Ákyla foi estimulante iniciar as aulas do integrado com uma atividade prática. “É importante que atividades assim dinâmicas e práticas sejam propostas por mais professores no decorrer do curso” e finaliza, “é muito bom ver que é possível relacionar conteúdos de diferentes disciplinas, dentro de um único projeto”.

Os resultados da experiência foram apresentados no pátio da unidade Rocas do Campus. Os alunos surpreenderam os docentes, com jogos dos mais diversos tipos: digitais, físicos, de tabuleiros, quis e cards, que carregam um conceito educacional nas regras e jogabilidade. Com o sucesso da atividade a expectativa é que as criações dos estudantes do IFRN Cidade Alta possam ser viabilizadas e cheguem as escolas, ajudando os professores na tarefa de ensinar.