Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ARTES

Galeria de Arte recebe exposição "Saud'arte"

O vernissage acontece nesta quarta-feira (27), às 19h

Publicada em 26/05/2015 Atualizada há 1 ano

A artista plástica Graça Abrantes realiza na Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta a exposição “Saud’arte”. O vernissage acontece nesta quarta-feira (27), a partir das 19h. Essa é a primeira mostra da artista que já tem um trabalho solidificado como multiplicadora na área de saúde mental e arte.

A exposição é composta por cerca de 19 telas, mosaicos com pastilhas vitrificadas, espelhos, suporte para roupa, tampos de mesa e porta-retratos.

A mostra é um apanhado de toda a carreira da artista. As peças são produzidas desde os anos 90 até hoje em dia. “As oportunidades me fizeram só expor agora. A arte requer custo. Não são todos que tem o acesso. Pela estrutura de vida, eu tinha focado em arte-educação, mas de 2008 para cá eu faço uma obra quase todo dia”, revelou.

Graça ainda explica que a exposição é um retrato de seu olhar individual. “É uma mostra da minha pessoa como artista, das minhas expressões, do que tem na minha subjetividade. E o nome é justamente por isso: saúde e arte. Arte é um meio de promover o bem-estar. Arte é bom demais!”, finalizou.

ARTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO

O Casa Amarela, projeto do qual Graça participa desde 2012, tem como objetivo consolidar grupos de iniciação à reflexão e pesquisa na área de pintura. Além de proporcionar o acesso ao conhecimento artístico e qualificar a formação inicial e continuada de jovens e adultos.

Um dos destaques é a parceria entre o IFRN e os Centros de Atenção Psicossocial. Essa junção proporcionou que o Interarte, projeto de atenção a usuários dos serviços de saúde mental, familiares e comunidade, fossem absorvidos pelo Casa Amarela e lá pudessem participar de suas oficinas artísticas.