WORKSHOP

Workshop de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente acontece nesta sexta-feira, 10 de junho

Evento acontece no Museu de Minérios, de 8h às 12h

Publicada em 07/06/2016 Atualizada há 1 ano

Logomarca divulgação

Nesta sexta-feira, 10 de junho, acontece o Workshop de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, no miniauditório do Museu de Minérios, de 8h às 12h.

Representantes desse Instituto e de órgãos estaduais e municipais, como a Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), debaterão o tema da mobilidade urbana e sua estreita relação com o meio ambiente.

O evento, promovido pelo IFRN e pela FETRONOR, através do Programa Despoluir, faz parte da Semana do Meio Ambiente 2016 e é aberto ao público em geral.

8h - Abertura do evento
8h30min - 1ª palestra (Meio Ambiente) – Palestrante: Renato Samuel Barbosa de Araújo (IFRN)
9h - 2ª palestra (Mobilidade Urbana) –Palestrante: Enilson Medeiros (UFRN)
9h30min - 3ª palestra (Políticas Públicas de Meio Ambiente e Poluição do ar) – Palestrante: Maírton França (SEMARH)
10h - 4ª palestra (Poluição atmosférica e mitigação no setor de transporte e o Programa DESPOLUIR) – Palestrante: Eiblyng Scardini (FETRONOR)
10h30min - Início do debate. Mediadores: João Alfredo (Instituto Melhor Viver) e Fábio Figueiredo (Departamento de Políticas Públicas da UFRN)
Debatedores: IFRN, UFRN, SEMARH, SEMURB, STTU, FETRONOR
12h - Encerramento

TEMA 1: Meio Ambiente e Matriz Energética. Palestrante Renato Samuel Barbosa de Araújo (IFRN)
Engenheiro Civil e mestre em Engenharia Mecânica pela UFRN e doutor em Engenharia de produção pela COPPE-UFRJ. Atualmente é professor do IFRN e coordena pesquisas nesta área.

TEMA 2: Mobilidade Urbana na realidade da Região Metropolitana de Natal. Palestrante Enilson Medeiros (UFRN)
Engenheiro Civil pela UFRN, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC e Doutor em Ciências da Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ. Atualmente é professor da UFRN, coordena o Núcleo de Estudos em Transporte (NETNatal) e membro da Rede de Estudos de Engenharia e Socioeconômicos em Transporte.

TEMA 3: Políticas Públicas voltadas para o meio ambiente e a poluição ar. Palestrante Maírton França (SEMARH)
Secretário da SEMARH e professor da UERN. Graduado em Ciências Econômicas, mestre em economia e doutor em Engenharia de Produção. Foi gerente e subsecretário de Gestão Ambiental e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município de Mossoró.

TEMA 4: Poluição do ar e o setor de transportes: Programa DESPOLUIR. Palestrante Eiblyng Scardini Menegazzo (FETRONOR)
Superintendente da FETRONOR. Graduado em Administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e Pós-graduado em Controladoria pela UFRN. Atua em Consultoria e Auditoria financeira; Formulação de projetos de negocio e viabilidade econômica; Administração Comercial; Gerência e Liderança de Equipes.

DEBATE:

Debatedores:
Palestrantes dos temas 1 (IFRN), 2 (UFRN), 3 (SEMARH) e 4 (FETRONOR);
STTU - Representante da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana;
SEMURB - Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro. Secretário Adjunto. Arquiteto com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano;

Mais informações pelo telefone 4005.9310 (Museu de Minérios).

extensao