Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio Ideia Inova

SmartPill é mais um concorrente ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova

O projeto é desenvolvido por alunos do curso de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas do CNAT

Publicada em 25/02/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Catarina Freitas

Esquecer-se de tomar os remédios, lembrar qual a quantidade certa da medicação e verificar a validade dos medicamentos são ações comuns em nossa rotina, mas que às vezes se tornam uma grande dor de cabeça. Para facilitar a vida dos consumidores de produtos farmacêuticos, alunos de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas (TADS) desenvolveram um projeto que concorre ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova.

Décio Casagrande, Dennis da Silva e Thiago Freitas, do 4° período de TADS do Campus Natal Central, sob orientação do professor Leonardo Minora, desenvolveram o projeto “SmartPill”.  O trabalho é composto por um aplicativo de smartphone e um sensor à base de arduino instalado numa caixa física de armazenamento para os medicamentos. A aplicação, via software, comunica-se com a caixa, verificando se o remédio foi consumido, bem como se na quantidade certa, e avisa ao usuário pelo próprio celular.

Segundo o grupo, o produto se destacaria no mercado, pois contribuiria para os usuários crônicos de medicamentos, público-alvo do projeto, tornando-os mais autônomos. Além disso, como os componentes materiais são de baixo custo, é viável financeiramente.

Os estudantes desenvolveram o protótipo inicialmente como um projeto integrado a uma disciplina do curso, submetendo posteriormente ao concurso. No momento, o aplicativo para celular já está finalizado e encontra-se em fase de testes. A caixa de armazenamento está sendo desenvolvida. O grupo destaca que não existe nenhum produto comercializado com essas características, sendo assim uma pesquisa pioneira. Eles ressaltam ainda que o aplicativo é independente da caixa, podendo ser usado separadamente, de acordo com a preferência do consumidor.