Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saneamento Básico

Seminário discute os desafios da coleta e tratamento de esgoto no RN

Evento foi realizado no Miniauditório do Campus Natal Central

Publicada em 28/01/2014 Atualizada há 1 ano

Foto: André Salustino

O Miniauditório do Campus Natal Central (CNAT) do IFRN ficou lotado, na manhã desta terça-feira (28), durante a realização do Seminário "Saneamento Básico: Avanços e Desafios do RN e da Região Metropolitana de Natal”, organizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a FUNCERN, Academia de Medicina do Rio Grande do Norte (AMRN) e Departamento de Infectologia da UFRN. Participaram do evento autoridades do estado, servidores e alunos do IFRN.

Compuseram a mesa solene o presidente do Instituto Trata Brasil, Édson Carlos; o diretor-geral do Campus Natal Central do IFRN, José Arnóbio Araújo; o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), Jamir Fernandes; a presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RN), Geny Formiga; a bióloga Kallyny Costa, representando o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN); e a Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Iraci Nestor.

O diretor-geral do CNAT disse que essas discussões são sempre importantes e o seminário é uma oportunidade para os alunos poderem enriquecer seus conhecimentos com relação à temática, que “é extremamente interessante”.

A Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da SESAP ressaltou que o saneamento básico nas cidades é uma questão de saúde pública. “A sociedade tem que estar bem informada e através desses seminários, a população tem a oportunidade de saber o que está sendo feito nessa área”.

O evento proporcionou para especialistas e sociedade civil debaterem a situação do acesso da população do Estado aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, a situação das perdas de água nas redes de distribuição, o avanço das obras do PAC, entre outros temas de interesse da sociedade.

Palestraram no seminário o secretário municipal de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Sérgio Pinheiro; o engenheiro da CAERN, Isaías de Almeida; e o infectologista Kléber Luz, do Departamento de Infectologia da UFRN; além de Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil.

Programação completa

Ranking do Saneamento no Brasil (2010-2011)