Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio Ideia Inova

Projeto Ecocimento concorre ao Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova

A pesquisa é um trabalho pioneiro, existente no Campus Natal Central há dois anos

Publicada em 09/02/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Rodolfo Maia

Mais um concorrente ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova é o “Projeto Ecocimento”, submetido pelas alunas Lidja Rosa, Ayla Rodriguês, ambas do curso Tecnólogo em Construção de Edifícios, e pelo estudante do Curso Técnico Subsequente em Edificações, Wantuir Nascimento, sob a orientação do professor Márcio Varela.

A produção convencional de cimento é baseada na queima de materiais, a qual libera bastante quantidade de gás carbônico na atmosfera, tornando-se uma grande fonte poluidora e principal setor responsável pelo efeito estufa. Dessa forma, os discentes preocuparam-se em concorrer ao prêmio com um produto que combatesse a agressividade ao meio ambiente.

O Ecocimento é um trabalho pioneiro do “Grupo de Pesquisa Sistemas Estruturais e Métodos”, e existe há dois anos no Instituto. A sua produção acontece por meio de reações químicas, entre três materiais: Silicato de Sódio, Cal e Microsílica. A junção desses componentes atua com a mesma propriedade do cimento convencional.

Como não há queima de materiais, o seu principal benefício é a diminuição do impacto ambiental causado pela indústria cimenteira. Além disso, ele apresenta uma resistência 60% maior que o cimento convencional. A rapidez de produção, a alta produtividade e a facilidade de armazenamento se tornam também fatores de vantagem. 

O produto, que passou por diversos experimentos em laboratórios do CNAT, é destinado à cimentação de poços e tem como público-alvo as construtoras e o consumidor comum.  As futuras metas do grupo em relação ao Ecocimento são a comercialização e a sua patente.