Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto

Projeto de implementação do BIM no IFRN irá analisar "Clube do Instalador"

Iniciativa utilizará tecnologia em disciplinas de instalações prediais

Publicada em 13/05/2019 Atualizada há 1 ano

Aprovado pelo Edital 01/2019 – PROPI/RE/IFRN (Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação), o projeto de implementação da metodologia BIM (Building Information Modeling) no IFRN-CNAT, coordenado pela professora Josyanne Giesta, integra um Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP).

A iniciativa vai analisar o potencial de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de Instalações Prediais. Nesse sentido, visa preencher a lacuna de pesquisas existentes com relação à temática, bem como compreender e acelerar a inserção do BIM no curso de Edificações, através do viés de tecnologias digitais (TD).

Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, será utilizado como recorte metodológico o “Clube do Instalador – 3ª Edição”, coordenado pelo professor Alfredo Neto, no qual os alunos são estimulados a atuarem como protagonistas no processo ensino-aprendizagem.

As disciplinas que servem de base para a pesquisa são de Instalações Elétricas, Instalações Hidrossanitárias e Instalações de Segurança, incluindo competências teóricas e práticas, inclusive com a inserção do BIM, através de tecnologias digitais utilizadas para a modelagem 3D.

A tecnologia BIM, que significa modelagem da informação da construção, é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.