Professor do IFRN tem projeto aprovado na Chamada Universal 2013

Projeto foi único oriundo de Institutos Federais entre 53 aprovados

Publicada em 30/10/2013 Atualizada há 1 ano

Professor Marcos Alyssandro apresenta projeto. Foto: cedida.

O projeto “Formulação e avaliação de concretos auto-adensáveis com elevados teores de adições minerais e resíduos regionais”, do professor Marcos Alyssandro dos Anjos, do Campus Natal Central (CNAT) do IFRN, foi aprovado na Chamada Universal 2013, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ao todo, 53 projetos foram aprovados na chamada MCTI/CNPq Nº 14/2013 na área de Engenharia Civil.

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, em qualquer área do conhecimento.

A chamada deste ano teve o maior volume de recursos da história, somando o valor global de R$ 170 milhões. O projeto do professor Marcos Alyssandro receberá investimento total de R$ 29.427,00 e foi o único dentre Institutos Federais do Brasil aprovado na área de Engenharia Civil. Todos os outros nesta área foram de universidades que têm em sua demanda programas de pós-graduação.

Divididos por faixa, conforme o orçamento do CNPq, os recursos provêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/Fundos Setoriais) do MCTI. Na faixa A, que contempla propostas com investimentos de até R$ 30 mil, foram aprovados 17 projetos. Para a faixa B, de R$ 30,001 mil a R$ 60 mil, ficou com 26 projetos, e à faixa C, de R$ 60,001 mil a R$ 120 mil, coube 10 projetos.

Diferente das demais, por abranger qualquer área do conhecimento científico, a chamada universal trata de forma equivalente todas as regiões do país, mas garante a destinação de 30% dos recursos às regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, visando reduzir as desigualdades regionais.

Resultado de todas as faixas da Chamada MCTI/CNPq Nº 14/2013.