PRÊMIO IDEIA INOVA

"Primo Nerd" estimula a rede colaborativa entre os alunos

Aplicativo ajuda estudantes com dificuldades em diversas disciplinas

Publicada em 26/02/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Wenderval Gomes

Já imaginou um aplicativo onde você pudesse tirar suas dúvidas sobre qualquer disciplina da escola? E um em que você ajudasse outras pessoas e ao final ganhasse uma recompensa? Acredite, esse aplicativo existe e está sendo desenvolvido por um grupo de alunos do Campus Natal Central. Essa é mais uma ideia que está concorrendo ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova.

A proposta partiu de Anderson Matheus e Natalie Aguiar – dos cursos técnicos em Administração - e Heloysa Helena - de Redes de Computadores, sob orientação do professor Glauber Galvão. "O Primo Nerd é uma rede social para troca de conhecimento”, como relata Heloysa.

O objetivo da plataforma móvel é ajudar alunos com dificuldades a resolver e compreender exercícios acadêmicos. “O aplicativo permite ao aluno localizar colegas e tirar suas dúvidas com aqueles que podem ajudá-los - os nerds –, que por sua vez são recompensados através de moedas virtuais que podem ser usadas para cuidar do seu avatar e/ou trocadas por pontos em estabelecimentos comerciais”, explica Anderson.

O nome surgiu do dia a dia. “Tenho uma prima que constantemente pede minha ajuda, e através do celular sempre me pergunta uma coisa ou outra, daí surgiu o nome. No final das contas percebi que todo mundo tem um primo ‘nerd’”, finaliza o estudante.

O aplicativo, que está em fase de desenvolvimento, estimula a rede colaborativa entre os alunos e ajuda os que têm extremas dificuldades em diversas disciplinas.