Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CIÊNCIA

IFRN é o campeão estadual da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2017

Premiação ocorreu na manhã desta sexta (11), no Miniauditório Central

Publicada em 10/05/2018 Atualizada há 1 ano

Foto cedida pelo prof. Amadeu Albino (IFRN/CNAT)

A cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP 2017 - aconteceu nesta sexta-feira (11), às 10h30, no Miniauditório Central, tendo um aluno de Eletrotécnica do IFRN/Natal-Central, Emerson Kennedy Ribeiro de Andrade Filho, entre seus medalhistas, obtendo o ouro em âmbito estadual e o bronze no resultado nacional. 

O coordenador da OBFEP no Estado, prof. Melquisedec Lourenço da Silva, explicou que a edição do ano passado teve um número menor de participantes que nos anos anteriores pela falta liberação de recursos por parte do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, fato que também inviabilizou a realização da prova experimental. Nesse sentido, só foram abertas inscrições para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª série e 2ª série do Ensino Médio.

Segundo o prof. Melquisedec, entre os participantes do Rio Grande do Norte, 100% dos alunos premiados cursam o IFRN, conquistando 3 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze (resultado estadual). Além de Emerson Kennedy (CNAT), destaque no resultado nacional, com o bronze, também garantiram medalhas para o Instituto outros seis estudantes do IFRN, dos campi de Macau (uma de prata), Mossoró (uma de prata e três de bronze) e Parnamirim (uma de bronze). 

Por ocasião da premiação da OBFEP, os professores de física do CNAT, Amadeu Albino e Glória Albino, proferiram uma palestra intitulada “Luz: O Início de Tudo”, aberta a todos os interessados. “Para coroar essa conquista dos alunos, sempre procuramos realizar uma cerimônia com uma palestra de um pesquisador importante na área da Física. Muitas vezes, nessa cerimônia, os estudantes trazem seus familiares para prestigiar esse momento de reconhecimento do seu desempenho”, explicou Melquisedec. 

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), destinado aos estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental. Esse programa vem sendo realizado, desde 2010, com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através o CNPq. Criada em 2010, foi iniciada como projeto piloto nos estados da Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo, e estendida, em 2011, ao Maranhão e Mato Grosso. Em 2012, aconteceu a primeira edição nacional, e dela participaram mais de um milhão e duzentos mil estudantes (1.200.000). Desde então, a OBFEP vem acontecendo anualmente com participação de cerca de 500 mil estudantes em cada edição.

A OBFEP tem entre seus principais objetivos estimular o interesse pela Física e pelas Ciências em geral e trazer estudantes para as áreas de Ciência e Tecnologia, além de aproximar as Universidades Públicas e Instituições de Ensino Superior Públicas, do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. A premiação da OBFEP compreende medalhas, certificados e placas para estudantes, professores e escolas municipais, estaduais e federais.

 
Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas